De “neguinha” a professora: trajetórias de vida-formação de docentes negras do Ensino Fundamental I em Primavera do Leste, MT
DOI:
https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i66.1874Palavras-chave:
Trajetórias, Formação, Professoras NegrasResumo
Este estudo examina as vivências de vida-formação de professoras negras no ensino fundamental I em Primavera do Leste, MT, focalizando os efeitos do racismo e sexismo desde a educação básica até a formação docente. Utilizando questionários e entrevistas com cinco participantes, a pesquisa analisa como essas trajetórias foram influenciadas pelas categorizações sociais. Os relatos evidenciam a intricada interseção de raça, gênero e classe. Obstáculos estruturais, juntamente da falta de consciência racial e de gênero, assim como sobre políticas públicas, impuseram inúmeras dificuldades às jornadas formativas das professoras negras. O estudo enfatiza a importância da conscientização racial e de gênero, e do entendimento ativo das políticas, para transformar as trajetórias dessas professoras, promovendo debates e ações rumo a uma educação mais plural, diversa, inclusiva e equitativa.
Referências
BALL, Stephen; MAINARDES, Jeferson. Políticas Educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Editora Cortez, 2011.
BRASIL. Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2003.
CAFÉ, Júlia Rodrigues Nunes. Trajetória de vida-formação de professoras negras do ensino fundamental I em Mato Grosso: da formação à prática docente. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Rondonópolis, Rondonópolis, 2023.
CAFÉ, Lucas Santos. Racismo, colonialidade e descolonização do currículo formal: duas experiências no chão da escola e a fuga de uma história única. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 33, n. 2, 2020. Doi: 10.22456/2595-4377.104197
CAVALLEIRO, Eliane dos Santos. Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2020.
CORDEIRO, Dilian da Rocha; SILVA, Ketheleen Vieira da; GUIMARÃES, Orquídea Maria de Souza. O que dizem estudantes da UFPE sobre a escolha por cursos de Licenciaturas diversas. In: Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco [EPEPE], 8., 2022, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/83461. Acesso em: 13 ago. 2023
CRENSHAW, Kimberlé. “Mapeando as margens: interseccionalidade, políticas de identidade e violência contra mulheres não-brancas” de Kimberle Crenshaw . Traduzido por Carol Correia. Geledés, São Paulo, 2017. Disponível em: https://www.geledes.org.br/mapeando-as-margens-interseccionalidade-politicas-de-identidade-e-violencia-contra-mulheres-nao-brancas-de-kimberle-crenshaw%E2%80%8A-%E2%80%8Aparte-1-4/. Acesso em: 18 set. 2022.
DIOP, Cheikh. The african origin of civilization: myth or reality. Chicago: Lawrence Hill & Co., 1974.
EVARISTO, Conceição. Da grafia-desenho de minha mãe um dos lugares de nascimento da minha escrita. In: ALEXANDRE, Marcos Antônio (Org.). Representações performáticas brasileiras: teorias, práticas e suas interfaces. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007. p. 16-21.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
GATTI, Bernardete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.
GOMES, Nilma Lino. Professoras negras: trajetória escolar e identidade. Caderno CESPUC de Pesquisa, Belo Horizonte, n. 5, p. 55-62, abr. 1999.
GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.
GUIMARÃES, Antônio Sérgio Alfredo. Racismo e Antirracismo no Brasil. São Paulo: Editora 34, 1999.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora WMF; Martins Fontes, 2013.
KILOMBA, Grada. Memórias da Plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cogobé, 2019.
MUNANGA, Kabengele. Superando o racismo na escola. Brasília: MEC, 2005.
NASCIMENTO, Abdias. O genocídio do negro brasileiro. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
PEREIRA, Amauri Mendes. História e cultura afro-brasileira: parâmetros e desafios. Revista Espaço Acadêmico, n. 36, maio 2004.
SCHWARCZ, Lilian. O espetáculo das raças. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
SKIDMORE, Thomas. Preto no branco. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
SOUZA, Jessé. A elite do atraso. Rio de Janeiro: Estação Brasil, 2019.
WOODSON, Carter Godwin. A Deseducação do negro. São Paulo: Edipro, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Júlia Rodrigues Nunes Café, Lucas Santos Café, Ademar de Lima Carvalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.