De “neguinha” a professora: trajetórias de vida-formação de docentes negras do Ensino Fundamental I em Primavera do Leste, MT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i66.1874

Palavras-chave:

Trajetórias, Formação, Professoras Negras

Resumo

Este estudo examina as vivências de vida-formação de professoras negras no ensino fundamental I em Primavera do Leste, MT, focalizando os efeitos do racismo e sexismo desde a educação básica até a formação docente. Utilizando questionários e entrevistas com cinco participantes, a pesquisa analisa como essas trajetórias foram influenciadas pelas categorizações sociais. Os relatos evidenciam a intricada interseção de raça, gênero e classe. Obstáculos estruturais, juntamente da falta de consciência racial e de gênero, assim como sobre políticas públicas, impuseram inúmeras dificuldades às jornadas formativas das professoras negras. O estudo enfatiza a importância da conscientização racial e de gênero, e do entendimento ativo das políticas, para transformar as trajetórias dessas professoras, promovendo debates e ações rumo a uma educação mais plural, diversa, inclusiva e equitativa.

Biografia do Autor

Júlia Rodrigues Nunes Café, SEDUC-MT, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Professora efetiva da SEDUC-MT.

Lucas Santos Café, Instituto Federal de Mato Grosso, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Doutor em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e professor efetivo do Instituto Federal de Mato Grosso.

Ademar de Lima Carvalho, Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Rondonópolis Mato Grosso, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e professor Titular I no Departamento de Educação e programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Rondonópolis.

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Publicado

2024-09-03

Como Citar

Café, J. R. N. ., Café, L. S. ., & Carvalho, A. de L. . (2024). De “neguinha” a professora: trajetórias de vida-formação de docentes negras do Ensino Fundamental I em Primavera do Leste, MT . Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 29(66), 65–87. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i66.1874