Implicações da Prova Cuiabá no processo de avaliação de desempenho docente no município de Cuiabá, MT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i65.1810

Palavras-chave:

Avaliação de Desempenho Profissional, Avaliação Institucional, Prova Cuiabá

Resumo

Este texto, recorte de uma pesquisa maior, em nível de mestrado, que está em andamento, direciona para as implicações da Prova Cuiabá no processo de avaliação de desempenho docente. Partimos da seguinte problemática: como os resultados da Prova Cuiabá estão repercutindo no processo de Avaliação de Desempenho Profissional dos professores da rede pública municipal de Cuiabá, MT? Desta maneira, objetivamos compreender e evidenciar qual a relação dos resultados da Prova Cuiabá com a Avaliação de Desempenho Profissional dos professores da rede pública municipal de Cuiabá. Com abordagem qualitativa, o estudo baseia-se na análise de fontes documentais constituídas por legislações, portarias, política educacional Escola Cuiabana, Plano Municipal de Educação, contratos e orientativos, obtidos em arquivos públicos. Para nos aproximarmos de pesquisas que discutem o conceito de Avaliação Institucional, bem como os desafios e questionamentos na sua implementação, realizamos uma pesquisa de cunho bibliográfico em bases de dados científicas. Inferimos que a Avaliação Institucional, Prova Cuiabá e Avaliação de Desempenho Docente são oriundas de metas e estratégias do Plano Municipal de Educação, as quais visam ao aumento do IDEB. Percebemos que a Prova Cuiabá está integralmente relacionada à Avaliação Institucional do supracitado município, onde seu resultado implica na avaliação acadêmica de cada turma e, consequentemente, a partir de 2022, deságua na dimensão pedagógica da Avaliação de Desempenho Profissional.

Biografia do Autor

Jucileia Nascimento de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGE-IE/UFMT). Especialista em Docência em Biologia e Práticas Pedagógicas pela Universidade Candido Mendes e em Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial pela Faculdade Prominas. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professora efetiva estável da rede pública municipal de Cuiabá, Mato Grosso.

Danilo Garcia da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Mestre em Educação pela UFMT. Especialização em Prova de Proficiência em Língua Inglesa e Língua Francesa pela UFMT. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-IE) do Instituto de Educação da UFMT. 

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Publicado

2024-05-15

Como Citar

Oliveira, J. N. de ., & Silva, D. G. da . (2024). Implicações da Prova Cuiabá no processo de avaliação de desempenho docente no município de Cuiabá, MT. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 29(65), 269–286. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i65.1810