Jogo-Formação do Eterno Retorno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1735

Palavras-chave:

Jogo-formação, Cenários Escolares, Eterno Retorno

Resumo

Partindo de fabulações de uma outra de nós, com argumentos que deslizam, apoiados na teoria dos jogos, pelo pós-moderno, notadamente, o pós-estruturalismo e o pós-fundacional, escrevemos este artigo como autoficção. A personagem é Maria, uma outra de nós, que participa de um jogo-formação. Operando em condição performativa de quatro fases em branco, fabulou cenários escolares em um agenciamento de saberes e fazeres para mobilizar singulares contextos de práticas a partir de quatro cartas, a saber: Absurdo, de Camus; Niilismo, de Nietzsche; Literatura Menor, de Deleuze e Guattari; e Ontologia Fraca, de Vattimo. Ciente do eterno retorno do jogo, Maria transitou pelo experimentalismo como opção metodológica, considerando cada carta como um tema, quatro lentes que possibilitaram experimentos com o pensar, para reivindicar e fabular cenários escolares. Ela estava disposta a dar o seu melhor possível, até um dizer sim a cada carta, nas jogadas dilemáticas sobre o papel social da escola, sem atribuir uma única carta como argumento de certeza, mas enxergar a potência de cada uma delas e jogá-las de forma que desejasse jogar de novo. 

Biografia do Autor

Vitor Marques, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Educação pela UFBA. Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Membro do Grupo de Pesquisa sobre Formação em Exercício de Professores (FEP/CNPq).

Maria Inez Carvalho , Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Pós-doutora em Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho (UMinho), Portugal. Doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é professora titular na Faculdade de Educação da UFBA. Líder do Grupo de Pesquisa sobre Formação em Exercício de Professores (FEP/UFBA).

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Publicado

2023-01-27

Como Citar

Marques, V., & Carvalho , M. I. (2023). Jogo-Formação do Eterno Retorno. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 27(61), 273–301. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1735

Edição

Seção

Dossiê: Currículos culturais não-escolares: processos de subjetivação, verdades e relações de poder