Liberais, católicos e a educação da mulher: Afrânio Peixoto e Madre Peeters (Brasil, 1930-1950)

Palavras-chave: História, Educação, Disciplina, Manuais

Resumo

Trata-se da comunicação de resultados de investigação na área de História da Educação, cujo foco está relacionado ao exame da educação da mulher nas concepções liberal e católica, tendo como fonte privilegiada dois importantes livros em circulação no Brasil, desde a década de 1930, a saber: “Noções de Sociologia”, de Madre Peeters (1935), e a “A Educação da Mulher”, de Afrânio Peixoto (1936), nomeado “Eunice ou a Educação da Mulher” nas edições posteriores. Para tanto, houve cotejamento da bibliografia de referência com o conteúdo disposto nas duas obras mencionadas. Depreende-se do material analisado o reconhecimento dos antagonismos existentes na forma de liberais e de católicos tomarem o processo de formação da mulher e de seu papel na sociedade.

Biografia do Autor

Bruna Aparecida Rodrigues Duarte, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Enfermagem pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia. Bolsista de Iniciação Científica do CNPq. 

Décio Gatti Júnior, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com estágio de pós-doutorado concluído na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Professor titular de História da Educação na Universidade Federal de Uberlândia. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Beneficiário do Programa Pesquisador Mineiro da Fapemig e do Edital Universal do CNPq.

Referências

ARAÚJO, José Carlos Souza. Igreja Católica no Brasil: um estudo da mentalidade ideológica. São Paulo: Paulinas, 1986.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Ideologia e educação brasileira: católicos e liberais (1930-1935). 2. ed. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1984.

OLIVEIRA, Sandra Maria. A presença católica na formação de professores no Brasil: os manuais das Madres Peeters e Cooman (1935-1971). 2017. Orientador: Décio Gatti Junior. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, 2017.

PEETERS, Madre Francisca. Noções de Sociologia. São Paulo: Companhia Melhoramentos de São Paulo, 1935.

PEIXOTO, Júlio Afrânio. Eunice ou A Educação da Mulher. 2 ed. Rio de Janeiro: W. M. Jackson Inc. Editores, 1947.

PROST, Antoine. A família e o indivíduo. In: PROST, Antoine; VINCENT, Gérard. História da vida privada, 5: da Primeira Guerra a nossos dias. 9. reimp. São Paulo: Companhia das Letras. 2006. p. 61-113.

Publicado
2020-04-01
Seção
Artigos