A constituição da demanda para a Neurologia a partir da Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i51.1217

Palavras-chave:

medicalização, Neurologia, encaminhamentos a Neurologia, neurocolonização, educação especial.

Resumo

O presente texto é resultado de uma pesquisa que investiga a constituição da demanda para a Neurologia a partir da solicitada pela Educação utilizando elementos quantitativos e discursivos. Propõe-se o termo neurocolonização – em que os saberes das neurociências-pesquisa seriam fundamentais à otimização do ensino – e revisita-se o tema da medicalização na Educação, problematizando a prática de compreender o não aprendizado como falha do/no corpo do sujeito. Como estratégia metodológica, foi feito o levantamento dos encaminhamentos realizados num município da Grande Porto Alegre, RS e a análise de documentos escolares anexos a alguns desses encaminhamentos. Os achados indicam que as questões relacionadas à Educação figuram como a principal causa agrupável dentro dessas indicações, superando problemas como epilepsia/convulsões. A leitura desses anexos evidencia inespecificidade das situações-problema e hibridização de modos de olhar a questão das crianças que lançam desafios à escola, onde coexistem demandas por intervenções familiares, por classificações psiquiátricas contemporâneas e incidência de leituras psicologizantes, reproduzindo formas de medicalização e seus desdobramentos de medicamentalização e patologização.

Biografia do Autor

Ricardo Arantes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Educação pela UFRGS; professor da faculdade IENH

Claudia Freitas, UFRGS

É doutora em Educação pelo PPGEDU/UFRGS, na Linha de pesquisa ?Educação Especial e Processos Inclusivos?. Mestre em Educação (UNISINOS/RS. Possui Formação em Psicopedagogia pela Escuela Psicopedagógica de Buenos Aires EPsiBA em Curso de Formación En Psicopedagogia Clínica. Possui Pós-doutoramento no campo da Educação Especial na perspectiva inclusiva na UFRGS. Foi professora na Rede Municipal de Porto Alegre até julho de 2010, atuando no Atendimento Educacional Especializado (AEE) com crianças de zero a seis anos. Professora na FACED/PPGEdu/UFRGS. É integrante do Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar NEPIE/FACED/UFRGS

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Publicado

2019-10-01

Como Citar

Arantes, R., & Freitas, C. (2019). A constituição da demanda para a Neurologia a partir da Educação. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 24(51), 291–307. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i51.1217

Edição

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Artigos