Educação Superior e empregabilidade: estudo com egressos do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade de Sorocaba
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i48.1159Palavras-chave:
Egressos. Trabalho. Avaliação.Resumo
O presente artigo apresenta o processo de criação do curso Gestão Ambiental num contexto regional e analisa os resultados de uma pesquisa empírica junto a egressos deste curso. Destaca as motivações que levaram o estudante à escolha deste tipo de curso; o acesso ao mercado de trabalho; os impactos do curso na vida pessoal; e qual avaliação ele faz do curso. Os resultados deste estudo apontam aspectos de especial relevância quanto à reformulação e gestão do curso.
Referências
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução de Luís A. Reto e Augusto Pinheiro. 5ed. Lisboa: Edições 70, 2009.
BICUDO, M. A. V. Pesquisa em educação matemática. Pro-posições, Campinas, v. 4, n. 10, p. 18-23, 1993.
BRITTO, A. F. J.; FERES, N. J. A utilização da técnica da entrevista em trabalhos científicos. Evidência, Araxá, v. 7, n. 7, p. 237-250, 2011.
CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R. da. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
CUNHA, A. C. A investigação por questionário e entrevista: um exemplo prático. Braga: Magnólia, 2007.
FRASER, M. T. D.; GONDIN, S. M. G. Da fala do outro ao texto negociado: discussões sobre e entrevista na pesquisa qualitativa. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 14, n. 28, 2004. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/paideia/v14n28/04.pdf>. Acesso em: 14 maio 2013.
FREITAS, N.P.; GARCIA, J.P.M.; PEÇANHA, M.P. O Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Sorocaba e Médio Tietê. Revista de Estudos Universitários, (Sorocaba) – SP, v. 25, n. 2, p. 31-45, 1999.
SÃO PAULO. Gestão das águas, 6 anos de percurso. Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras – São Paulo: Secretaria do Meio Ambiente, 1997, 128 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.