200 anos de Dom Bosco: a Pedagogia Salesiana, a Universidade para a Maioridade e a Primazia da Dignidade da Pessoa Humana
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i48.1118Palavras-chave:
Dom Bosco, Kant, Schelling, universidade.Resumo
Neste artigo, o nosso objeto de estudo é a experiência educativa de Dom Bosco (1815 – 1888) e os seus desdobramentos na formação educacional juvenil universitária salesiana, assim como o papel significativo na universidade católica como possibilidade contrária à mercantilização do ensino que reduz a dignidade da pessoa humana. Nesse sentido, promovemos um diálogo entre Dom Bosco, Kant e Schelling para pensar a pedagogia salesiana como educação integral, a universidade e a primazia da dignidade humana no itinerário da formação dos jovens universitários nas instituições de matizes cristãs católicas, como contraponto ao processo de vulgarização mercantilista do ensino e aprendizagem no Ensino Superior que decreta a falência do pensamento em nome de um antiacademicismo apressado e preguiçoso, que não educa para a autonomia, para liberdade, para o sentido da vida e para o pensamento crítico e alargado do cidadão esclarecido e comprometido com a vida digna da pessoa humana na comunidade e na vida pública, o que visa ao bem comum de todos na sociedade e no Estado.Referências
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