Protagonismo dos professores Terena da Aldeia Tereré em Mato Grosso do Sul na construção do bem viver comunitário
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i60.1673Palavras-chave:
Professor indígena terena, protagonismo indígena, bem viverResumo
Este artigo é parte dos resultados da dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), vinculado à linha de pesquisa Diversidade Cultural e Educação Indígena. A pesquisa teve como objetivo geral investigar e entender o protagonismo dos professores Terena da Escola Indígena Cacique João Batista Figueiredo na construção do bem viver na comunidade indígena da Aldeia Tereré, Terra Indígena Buriti, no município de Sidrolândia, em Mato Grosso do Sul. A metodologia utilizada para produção e análise dos dados foi de caráter qualitativo, utilizando o método da história oral, das técnicas de diário de campo, entrevistas, análise documental e revisão bibliográfica. Procurou-se entender como os professores indígenas Terena têm construído sua educação escolar indígena, diante dos mais de 500 anos de história de submissão e exclusão, buscando diálogos com as lideranças tradicionais e políticas a fim de entender o processo de construção do bem viver comunitário. Os resultados da pesquisa apontaram que suas reivindicações são legítimas e justas, como a luta pela demarcação dos seus territórios tradicionais, pelo cumprimento das leis da educação escolar indígena, bem como pelo atendimento da saúde básica de qualidade para a comunidade.
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