Competências socioemocionais do professor universitário na pandemia da covid-19: um estímulo ao “novo” normal?
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i60.1524Palavras-chave:
ensino remoto emergencial, ensino superior, problemas socioemocionalesResumo
Professores universitários estão sofrendo de esgotamento mental e psicológico, impulsionado pela pandemia da covid-19, que provocou o fechamento provisório das Instituições de Ensino Superior (IES) e mudou drasticamente o modo de ensinar e aprender. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é apresentar alguns discursos socioemocionais a partir dos olhares dos professores universitários brasileiros durante a realização do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Para fundamentar este texto, utilizamos autores como Bardin (2016), Charlot (2020), Dewey (1959) e Perrenoud (2000). Como metodologia, teve abordagem qualitativa, descritiva, bibliográfica, documental e exploratória, buscando ancorar as respostas dos entrevistados com a utilização de um recurso virtual denominado “nuvem de palavras” para, posteriormente, aplicação da análise do discurso e conteúdo. Os resultados, baseados nas 510 pessoas entrevistadas, no período de junho a novembro de 2020, apontam o perfil comportamental, os níveis de estresse e de adaptabilidade das competências socioemocionais dos professores universitários, nativos do ensino presencial, que enfrentam os desafios impostos ao uso excessivo das tecnologias educacionais para fomentar discussões e alternativas de ensino e aprendizagem, a fim de lidar com esse “novo normal” no contexto educacional.
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