Competências socioemocionais do professor universitário na pandemia da covid-19: um estímulo ao “novo” normal?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i60.1524

Palavras-chave:

ensino remoto emergencial, ensino superior, problemas socioemocionales

Resumo

Professores universitários estão sofrendo de esgotamento mental e psicológico, impulsionado pela pandemia da covid-19, que provocou o fechamento provisório das Instituições de Ensino Superior (IES) e mudou drasticamente o modo de ensinar e aprender. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é apresentar alguns discursos socioemocionais a partir dos olhares dos professores universitários brasileiros durante a realização do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Para fundamentar este texto, utilizamos autores como Bardin (2016), Charlot (2020), Dewey (1959) e Perrenoud (2000). Como metodologia, teve abordagem qualitativa, descritiva, bibliográfica, documental e exploratória, buscando ancorar as respostas dos entrevistados com a utilização de um recurso virtual denominado “nuvem de palavras” para, posteriormente, aplicação da análise do discurso e conteúdo. Os resultados, baseados nas 510 pessoas entrevistadas, no período de junho a novembro de 2020, apontam o perfil comportamental, os níveis de estresse e de adaptabilidade das competências socioemocionais dos professores universitários, nativos do ensino presencial, que enfrentam os desafios impostos ao uso excessivo das tecnologias educacionais para fomentar discussões e alternativas de ensino e aprendizagem, a fim de lidar com esse “novo normal” no contexto educacional.

 

Biografia do Autor

Djanires Lageano Neto de Jesus, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Pós-doutorando em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduado em Administração e Pedagogia pelo Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN). Graduado em Turismo pela UCDB. Docente efetivo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Débora Fittipaldi Gonçalves, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Pós-doutoranda em Desenvolvimento Local pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Doutora em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Graduada em Turismo pela UCDB. Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN). Docente efetiva da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Alan Silus, Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN)

Doutorando em Letras pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestrado em Letras pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS). Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN). Graduação em Letras pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP). Docente da UNIGRAN. 

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Publicado

2022-08-10

Como Citar

Jesus, D. L. N. de, Gonçalves, D. F., & Silus, A. (2022). Competências socioemocionais do professor universitário na pandemia da covid-19: um estímulo ao “novo” normal?. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 27(60), 215–239. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i60.1524