A articulação entre a formação de professores e o ensino-pesquisa socialmente comprometidos

Autores

  • Maria Luisa Bissoto Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Campus Maria Auxiliadora, Americana http://orcid.org/0000-0003-3928-4357
  • Antonio Carlos Miranda Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Campus Maria Auxiliadora, Americana
  • Regiane Rossi Hilkner Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Campus Maria Auxiliadora, Americana

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i46.1051

Palavras-chave:

formação docente, ensino e pesquisa, Pedagogia crítico-democrática.

Resumo

Analisa-se uma proposta de formação docente baseada na articulação entre ensino e pesquisa socialmente comprometida, referenciada na Pedagogia Crítico-Democrática, com o objetivo de investigar se os intuitos colocados por essa proposta de formação vem sendo alcançados. São discutidas as possibilidades de tal articulação para formar professores aptos a pensar numa perspectiva emancipatória, entendendo a Educação como bem público. Faz-se um estudo documental dos relatórios de pesquisa dos discentes, desenvolvidas no âmbito do Projeto de Ação Educativa (PAE), nos anos de 2011 a 2013, considerando-se as seguintes categorias: pensar criticamente, problematizar o cotidiano educacional e constituir-se enquanto impulsionador de transformação social. Entende-se que a proposta do PAE, embora suas limitações – dentre estas romper com a consciência ingênua- contribui para a formação do professor questionador da realidade, que reconhece a importância da investigação para a práxis docente e a de se constituir como produtor de saberes.

Biografia do Autor

Maria Luisa Bissoto, Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Campus Maria Auxiliadora, Americana

Doutora e pós-Doutora em Educação, é docente do Programa de Pós-Graduação do UNISAL, campus Maria Auxiliadora, Americana, São Paulo, bem como dos cursos de graduação, na mesma instituição. Suas atividades de pesquisa estão ligadas à Educação Sociocomunitária. É a atual editora da Revista de Ciências da Educação, vinculada ao PPGE do UNISAL, Americana. Integra o grupo de pesquisa CAIPE- Conhecimento e Análise das Intervenções na Práxis Educativa Sociocomunitária.

Antonio Carlos Miranda, Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Campus Maria Auxiliadora, Americana

Doutor em Educação, Docente do PPGE do UNISAL, campus Maria Auxiliadora, Americana, São Paulo. Integra o Grupo de Estudos HIPE e a Comissão Permanente de Avaliação.

Regiane Rossi Hilkner, Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Campus Maria Auxiliadora, Americana

Possui graduação em Pedagogia, Especialização e Mestrado em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas. É Doutora em Multimeios e Antropologia pela Universidade Estadual de Campinas. É professora do Centro Universitário Salesiano de São Paulo nos cursos de Pedagogia, Educação Inclusiva, Psicopedagogia e Ciência Contábeis. É também coordenadora dos Cursos de Pós Graduação Lato Sensu na área de Educação.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia e Antropologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia e metodologia educacional, desenvolvimento humano, fundamentos da educação, planejamento educacional metodologia da linguagem e pensar social.

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Publicado

2017-11-06

Como Citar

Bissoto, M. L., Miranda, A. C., & Hilkner, R. R. (2017). A articulação entre a formação de professores e o ensino-pesquisa socialmente comprometidos. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 22(46), 17–36. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i46.1051

Edição

Seção

Artigos