Educação 2030 da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico: indução e riscos de um modelo curricular de formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i62.1741

Palavras-chave:

OCDE, formação, currículo

Resumo

O artigo busca analisar criticamente o documento “Education 2030: The Future of Education and Skills”, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), publicado em 2015. Segundo o documento, novas competências e habilidades são consideradas como essenciais para os desafios da próxima década e, por isso, as gerações devem ser formadas atendendo a essas prerrogativas educacionais. O problema investigativo caracteriza-se pela seguinte pergunta: que modelo de educação está presente no documento “Education 2030: The Future of Education and Skills”? O objetivo é analisar os pressupostos formativos presentes no documento, seus interesses, impactos e finalidades, a fim de apresentar os aspectos limitados de um modelo de formação educacional. Em relação ao objetivo, trata-se de uma pesquisa exploratória, analítica, com método histórico e metodologia dialética. Quanto à coleta de dados, trata-se de pesquisa documental. Os pressupostos teóricos e epistemológicos serão Harvey (2016), Bauman (2007) e Nussbaum (2015). Portanto, o documento da OCDE, ao propor um currículo homogêneo para os países, desconsidera a autonomia, independência e as particularidades de cada nação, região e local, para pensar, organizar e definir seus currículos formativos às novas gerações, além de indicar um conjunto de competências e habilidades que reforçam a lógica da educação como prestadora de serviços para o desenvolvimento econômico neoliberal.

Biografia do Autor

Marcio Giusti Trevisol, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Doutor em Educação na Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em Ética e Filosofia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Metodologia do Ensino de Filosofia pela UPF. Graduado em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI). Professor e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Vice-líder do grupo de pesquisa Comunicação, Mídia e Sociedade, na UNOESC. Membro e pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Superior (GEPES), da UPF. Participa da Rede Ibero-Americana de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior (RIEPPES), sediada na UNOESC. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior da Região Sul (GEPPES-SUL), na UNOESC.

Altair Alberto Fávero , Universidade de Passo Fundo (UPF)

Pós-doutor (bolsista CAPES) pela Universidad Autónoma del Estado de México. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFSC). Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais pela PUCRS. Graduado em Filosofia − Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Professor titular III e pesquisador da UPF. Professor do corpo docente permanente do Mestrado e Doutorado em Educação, atuando na linha de Políticas Educacionais na UPF. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES), na UPF. Pesquisador do Observatório do Ensino Médio do Rio Grande do Sul e da Rede Ensino Médio. Avaliador de cursos e instituições do INEP. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) na UPF.

Diego Bechi, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em Educação (bolsista CAPES) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UPF. Especialista em Metodologia para o Ensino da Filosofia pela UPF. Graduado em Filosofia pela UPF. Desempenha a função de editor de seção na Revista Internacional de Educação Superior (RIESup) na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Superior (GEPES), na UPF, e do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (REDE GIEPES). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior da Região Sul (GEPPES-SUL), na UNOESC. Coordenador do Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Tapejara, RS.

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Publicado

2023-05-04

Como Citar

Trevisol, M. G., Fávero , A. A. ., & Bechi, D. (2023). Educação 2030 da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico: indução e riscos de um modelo curricular de formação. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 28(62), 149–171. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i62.1741

Edição

Seção

Dossiê: Recomendações dos Organismos Multilaterais para a Educação da América Latina e Caribe em contextos de crise