Ser Professor e os sentidos da Didática por meio da lição tríplice: renascimento, conhecimento, compaixão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1607

Palavras-chave:

formação de professores, didática, docência

Resumo

Neste texto, tomados pela inquietação a respeito do futuro do magistério como campo de formação e atuação profissional, escarafunchamos os possíveis sentidos da Didática imbuídos na última frase do livro “O terceiro instruído”, de Michel Serres: “Re-nascido, ele conhece, ele tem compaixão. Agora sim, ele pode ensinar”. Examinamos cada fragmento da frase, em busca de significados mais profundos para o exercício duplo de ser professor e de ser professor formador de novos professores. Em essência, trata-se de renascer, conhecer e sensibilizar(-se) cotidianamente.

Biografia do Autor

Ivan Fortunato, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Doutor em Desenvolvimento Humano e tecnologias, e doutor em Geografia, ambos pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), campus Rio Claro. Professor em regime de dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba. 

Osmar Hélio Araújo, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Paraíba (UFPB) e mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor adjunto da UFPB, campus IV (Litoral Norte, Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE)/Departamento de Educação (DED). 

Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor Adjunto do Departamento
de Ciências Humanas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (DCH/UFERSA).

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Publicado

2022-05-20

Como Citar

Fortunato, I., Araújo, O. H. ., & Medeiros, E. A. de. (2022). Ser Professor e os sentidos da Didática por meio da lição tríplice: renascimento, conhecimento, compaixão. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 27(59), 137–153. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1607

Edição

Seção

Dossiê: Que didática para a escola de hoje?