Indicadores de matrículas del público de la Educación Especial en la Educación Superior en Brasil (2008-2018)
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i60.1544Palabras clave:
Inclusión en la Educación Superior, Educación Especial en la Educación Superior, Indicadores EducativosResumen
Este artículo es resultado de una tesis de maestría que versa sobre la inclusión de estudiantes que son público de la Educación Especial en la Educación Superior. Se pretendió analizar los indicadores de matrículas del público de la Educación Especial (PAEE) en la Educación Superior en Brasil entre 2008 y 2018. Los procedimientos metodológicos consistieron en el registro de los resultados disponibles en los resúmenes técnicos y microdatos del Censo da Educación Superior, publicados por el Instituto Nacional de Estudios e Pesquisas Educacionales (INEP). Para la lectura de los microdatos, se utilizó el software IBM Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Los datos fueron analizados en diálogo con la literatura referente al proceso de inclusión de los estudiantes PAEE. Los microdatos muestran que, en 2009, Brasil presentó 1.122 matrículas de estudiantes PAEE en la graduación; y, en 2018, se registraron 62.724 matrículas. Aunque la presencia de estudiantes PAEE en la Educación Superior en Brasil tenga, en los últimos años, aumentado gradualmente, el número de matrículas del PAEE aún es significativamente inferior a las matrículas generales en ese nivel de enseñanza.
Citas
ARAÚJO, Doracina Aparecida de Castro; ARAÚJO, Carla Cristina Castro; ARAÚJO, Elson Luiz de. Educação Especial no Ensino Superior: contribuições e perspectivas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 1 [n. especial], p. 503–15, 2016.
BRASIL. Lei n. 13.409, de 28 de dezembro de 2016. Altera a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino. Brasília, DF: Presidência da República; Casa Civil; Subchefia de Assuntos Jurídicos, 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13409.htm. Acesso em: 29 maio 2020.
BRASIL. Lei n. 13.146/15, de 6 de julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Presidência da República; Casa Civil; Subchefia de Assuntos Jurídicos, 2015b. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 26 jun. 2020.
BRASIL. Lei n. 12.711, de 29 de agosto de 2012. Lei de Cotas de Ingresso nas Universidades; Lei de Cotas nas Universidades; Lei de Cotas Sociais. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 30 ago. 2012a.
BRASIL. Ministério da Educação [MEC]. Secretaria Executiva. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira [INEP]. Resumo técnico: censo da educação superior de 2010. Brasília, DF: MEC; Secretaria Executiva; INEP, 2012b. Disponível em: http://download.inep.gov.br/download/superior/censo/2010/resumo_tecnico_censo_educacao_superior_2010.pdf. Acesso em: 7 nov. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação [MEC]. Secretaria de Educação Especial [SEESP]. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF: MEC; SEESP, 2008a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 11 mar. 2019.
BRASIL. Decreto n. 6.425, de 4 de abril de 2008. Dispõe sobre o censo anual da educação. Brasília, DF: Presidência da República; Casa Civil; Subchefia de Assuntos Jurídicos, 2008b. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Decreto/D6425.htm. Acesso em: 26 de jun. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação [MEC]. Secretaria Executiva. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira [INEP]. Resumo técnico: censo da educação superior de 2013. Brasília, DF: MEC; Secretaria Executiva; INEP, 2015a. Disponível em: http://download.inep.gov.br/download/superior/censo/2013/resumo_tecnico_censo_educacao_superior_2013.pdf. Acesso em: 7 nov. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação [MEC]. Secretaria Executiva. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira [INEP]. Resumo técnico: censo da educação superior de 2014. Brasília, DF: MEC; Secretaria Executiva; INEP, 2014. Disponível em: http://download.inep.gov.br/download/superior/censo/2012/resumo_tecnico_censo_educacao_superior_2012.pdf. Acesso em: 7 nov. 2019.
BRANCO, Ana Paula Silva Cantarelli; TASSINARI, Ana Maria; CONTI, Lilian Maria Carminato; ALMEIDA, Maria Amélia. Breve histórico acerca das altas habilidades/superdotação: políticas e instrumentos para a identificação. Educação, Batatais, v. 7, n. 2, p. 23-41, jan./jun. 2017. Disponível em: http://www.ppgees.ufscar.br/documentos/breve-historico-artigo. Acesso em: 8 nov. 2019.
GLAT, Rosana; FERNANDES, Edicléa Mascarenhas. Da educação segregada à educação inclusiva: uma breve reflexão sobre os paradigmas educacionais no contexto da educação especial brasileira. Revista Inclusão, Brasília, n. 1, 2005.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA [INEP]. Censo da Educação Superior 2009: resumo técnico. gov.br [online], Brasília, DF: 2010. Disponível em: http://download.inep.gov.br/download/superior/censo/2009/resumo_tecnico_2009.pdf. Acesso: 07 nov. 2019.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA [INEP]. Microdados do Censo da Educação Superior 2018. gov.br [online], Brasília, 2018.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA [INEP]. Microdados do Censo da Educação Superior 2017. gov.br [online], Brasília, 2017.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA [INEP]. Microdados do Censo da Educação Superior 2009. gov.br [online], Brasília, 2009.
MARTINS, Diléia Aparecida; LEITE, Lúcia Pereira; LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. Políticas públicas para acesso de pessoas com deficiência ao ensino superior brasileiro: uma análise de indicadores educacionais. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 23, n. 89, p. 984-1014, out./dez. 2015.
PEREIRA, Ana Paula Escossia Barbosa de Souza. Inclusão de estudantes público-alvo da educação especial na educação superior: análise dos indicadores educacionais e ações da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Câmpus do Pantanal. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Corumbá, 2020.
SILVA, Marcilene Magalhães da; DINIZ, Margareth. Inclusão no Ensino Superior: estudo de caso de estudantes com deficiência na Universidade Federal de Ouro Preto. Jundiaí: Paco, 2017.
SOARES, Marcus Vinicius Gama. O Processo de Inclusão do Aluno com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) no Ensino Superior. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Brasil, 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.