O uso de livros escolares de matemática nas escolas da imigração alemã durante a Campanha de Nacionalização

Autores/as

  • Débora de Lima Velho Junges Instituto Federal Catarinense, Campus Fraiburgo, Fraiburgo, Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i49.1121

Palabras clave:

Campanha de Nacionalização. Livros escolares. Educação Matemática.

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar os impactos da Campanha de Nacionalização no ritual do uso do livro escolar, em especial no uso de livros escolares de matemática, nas escolas da imigração alemã no Rio Grande do Sul. As ferramentas teóricas do estudo estão vinculadas a pesquisadores da imigração alemã e às teorizações foucaultianas. O material de pesquisa consiste em narrativas de seis pessoas que estudaram em escolas da imigração alemã. Os principais resultados da investigação apontam que os livros escolares utilizados antes da Campanha de Nacionalização eram considerados melhores do que aqueles que passaram a ser utilizados posteriormente, porque traziam referências à cultura germânica, e que o uso do livro escolar nas aulas de matemática se constituía em um ritual que disciplinava os corpos dos escolares.

Biografía del autor/a

Débora de Lima Velho Junges, Instituto Federal Catarinense, Campus Fraiburgo, Fraiburgo, Santa Catarina

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Licenciada em Matemática pela mesma universidade. Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal Catarinense  - Campus Fraiburgo.

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Publicado

2018-11-09

Cómo citar

de Lima Velho Junges, D. (2018). O uso de livros escolares de matemática nas escolas da imigração alemã durante a Campanha de Nacionalização. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 23(49), 227–247. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i49.1121

Número

Sección

Artigos