Mudança conceitual de alfabetização e crise da formação

Autores/as

  • Analice Czyzewski Universidade Estadual de Maringá
  • Maria Terezinha Bellanda Galuch Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i47.1113

Palabras clave:

alfabetização, políticas públicas, Teoria Crítica, formação.

Resumen

Com o objetivo de refletir sobre o processo de alfabetização no contexto da implementação de políticas públicas no Brasil, a partir da década de 1990, bem como sobre as transformações na organização do mundo do trabalho e suas relações com a educação e a nova forma de se conceber o processo de alfabetização, este texto se insere nas discussões sobre a crise da formação. Compreende-se a alfabetização como um processo complexo e multifacetado, cujo objeto de ensino é o sistema de escrita alfabética considerado, neste estudo, como condição e ponto de partida para o acesso e compreensão do conhecimento registrado sob a forma de textos escritos, o que não significa abrir mão dos demais objetos extralinguísticos para a apropriação da cultura e ampliação do horizonte da compreensão e uso da língua em diversos contextos sociais e culturais, bem como a consolidação do letramento e do desenvolvimento da capacidade de entender a sociedade naquilo que a realidade imediata nega pela simplificação de sua complexidade. Decorre desse entendimento, a opção pela Teoria Crítica da Sociedade para orientar a reflexão. apontando para o contexto de mundialização do capital e da implementação de políticas públicas para a educação que conduzem a uma formação contrária ao desenvolvimento da autonomia.

Biografía del autor/a

Analice Czyzewski, Universidade Estadual de Maringá

Professora colaboradora do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade estadual de Maringá (UEM), campus sede, Maringá, Paraná, Brasil; Doutoranda em Educação (PPE/UEM); Mestre em Educação (PPE/ UEM). 

Maria Terezinha Bellanda Galuch, Universidade Estadual de Maringá

Professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM); Doutora em educação- PUC/SP (2004), Pós- doutorado- Instituto de Psicologia- USP (2014). 

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Publicado

2018-04-12

Cómo citar

Czyzewski, A., & Galuch, M. T. B. (2018). Mudança conceitual de alfabetização e crise da formação. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 23(47), 123–139. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i47.1113

Número

Sección

Artigos