Implicações da implementação do Programa Mais Alfabetização: reflexões a partir da gestão escolar
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i56.1416Palavras-chave:
Programa Mais Alfabetização, Políticas Públicas, Avaliação.Resumo
O Programa Mais Alfabetização, proposto pelo Ministério da Educação, tem o objetivo de fortalecer e amparar técnica e financeiramente as unidades escolares no processo de alfabetização de estudantes matriculados nos dois primeiros anos do ensino fundamental. Nessa perspectiva, esta pesquisa objetiva analisar a percepção de gestores das escolas municipais de uma cidade do Vale do Itajaí (SC), sobre a implementação do Programa Mais Alfabetização (PMALFA). Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo. Foram entrevistados dez gestores que atuam no Ensino Fundamental, em dez escolas municipais. Para os gestores, parece bem evidente que são vários os desafios encontrados diante do desenvolvimento do programa. Entre eles, destacam-se os de cunho econômico, técnicos e administrativos, perpassando pela formação de professores; aplicação de provas com os alunos em processo inicial de alfabetização e a continuidade das políticas públicas, que, com frequência, passam por mudanças em nosso país. Contudo, apesar dos desafios, é notório e almeja-se que o programa se prolongue e se efetive por mais tempo que os programas anteriormente existentes. Mais do que nunca, é tempo de (re)pensar e de (re)organizar as políticas públicas no Brasil, especialmente às destinadas ao processo de alfabetização.
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