O que nos ensinam e o que aprendem os alunos de EJA em seus processos educativos? Contribuições da educação popular

Autores/as

  • Keila Mourana Marques Silva Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)
  • Valéria Oliveira de Vasconcelos Centro Universitário Salesiano São Paulo, UNISAL/PPGE.

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i45.1007

Palabras clave:

processos educativos, EJA, educação popular.

Resumen

O presente trabalho trata de uma pesquisa de mestrado em Educação Sociocomunitária na qual foram investigadas as concepções de 76 alunos acerca do ensinar e do aprender na Educação de Jovens e Adultos (EJA I - anos iniciais) em relação ao seu papel como educandos, ao papel do/a professor/a, à educação, à escola, entre outras. A partir desses dados, buscamos levantar possíveis mediações da Educação Popular (EP). Para a coleta de dados, utilizamos como suporte um questionário com perguntas geradoras a partir de referencial teórico específico, que foi socializado e problematizado em rodas de conversa. Os resultados apontaram aproximações entre as concepções dos participantes e algumas premissas da Educação Popular, tais como: participação, autonomia e emancipação. A EP preconiza que, mais que levar em conta a realidade do educando, devemos partir dela, trabalhando com atividades significativas que contribuam para a construção de conhecimentos, mediatizadas pelo diálogo. Muito embora alguns considerem que as questões levantadas nessa investigação estejam superadas e/ou ultrapassadas, nossas experiências empíricas, nossos aportes teóricos e os resultados da pesquisa indicam que a reflexão sobre a prática educativa e a necessária humanização dos processos pedagógicos persistem como uma exigência fundamental e urgente na Educação de Jovens e Adultos.

Biografía del autor/a

Keila Mourana Marques Silva, Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)

Membro do Grupo de Pesquisa CNPq/UFSCar "Práticas Sociais e Processos Educativos" e do Grupo CNPq/UNISAL "Conhecimento e análise das intervenções na práxis educativa sóciocomunitária"CAIPE). Mestre no Programa de Mestrado em Educação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo/ UNISAL - campus Maria Auxiliadora. Possui especialização em Educação Especial - Novos Paradigmas(2006) e Direito Educacional (2007). Graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Faculdade de Filosofia de Passos (1991) e graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciencias e Letras Plinio Augusto do Amaral (1995). Atualmente é profª efetiva da Prefeitua Municipal de Campinas e FUMEC - Fundação Municipal para Educação Comunitária. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: EJA, educação sociocomunitária, responsabilidade social, sustentabilidade e Educação Popular.

Valéria Oliveira de Vasconcelos, Centro Universitário Salesiano São Paulo, UNISAL/PPGE.

Possui graduação em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André (1984); mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (1996); doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos/Universidade de Salamanca-Espanha (2002) e pós-doutorado pela Universidade Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Araraquara). Atualmente desenvolve novo estágio de pós-doutorado no Departamento de Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Carlos. Participante do Curso de Especialización en Epistemologías del Sur CLACSO - Argentina. Professora do Programa de Mestrado em Educação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)/Americana; pesquisadora do Grupo de Pesquisa CNPq/UFSCar ?Práticas Sociais e Processos Educativos? desde 1998, do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental (GEPEA-CNPq/UFSCar) e do Grupo "Conhecimento e análise das intervenções na práxis educativa sóciocomunitária (CAIPE/CNPq)"- UNISAL. Eventualmente presta consultorias para o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Instituto Socioambiental (ISA). Membro do Comitê Científico da Anped (GT 06 - Educação Popular, 2015-2017). Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Popular e educação sociocomunitária, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura e diversidade, populações tradicionais, educação ambiental e formação de educadores.

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Publicado

2017-07-28

Cómo citar

Silva, K. M. M., & de Vasconcelos, V. O. (2017). O que nos ensinam e o que aprendem os alunos de EJA em seus processos educativos? Contribuições da educação popular. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 22(45), 99–119. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i45.1007

Número

Sección

Artigos