Desafios interdisciplinares na formação docente: questões teóricas e práticas
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i45.976Keywords:
formação docente, intersubjetividade, interdisciplinaridade.Abstract
Este artigo tem como objetivo relacionar a qualificação acadêmica com a experiência prática dos profissionais da educação. Discute questões relacionadas à interdisciplinaridade, destacando sua fundamentação filosófica, a prática educativa e os princípios éticos. A metodologia baseia-se na pesquisa qualitativa, que utilizou a abordagem da pesquisa documental, aprofundada com depoimentos de alguns dos participantes da formação docente analisada nesta pesquisa. Os dados são analisados com autores e leituras de outras pesquisas que tratam da mesma temática. A pesquisa evidencia o propósito de superar, nos espaços acadêmicos analisados, a lógica disciplinar e fragmentadora do conhecimento, indicando desafios para repensar a formação de professores numa perspectiva interdisciplinar, com a atitude e a sabedoria do diálogo, da troca de saberes e experiências, buscando o entendimento. Dessa forma, sugere-se passar do paradigma disciplinar para o interdisciplinar, tendo a intersubjetividade como fundamento ético-antropológico para a efetivação de uma proposta interdisciplinar, tanto de investigação quanto de formação.References
BICALHOA, Vítor D. L.; MACHADO, Lucília R. S. O princípio da interdisciplinaridade na prática de professores da disciplina Projeto Aplicado no Instituto UNA de Tecnologia. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 6, n. 1, p. 39-53, jan./jun. 2015.
BOMBASSARO, Luiz Carlos. A dimensão ética da interdisciplinaridade. Roteiro, Joaçaba, Edição especial, p. 39-48, 2014.
BRANDÃO, Carlos R.; SRTRECK, Danilo R. (Org.). Pesquisa participante: a partilha do saber. São Paulo: Ideias e Letras, 2006.
BRASIL. Congresso Nacional. Projeto de Lei, de 22 de maio de 2006. Institui a Fundação Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA e dá outras providências. Brasília, DF. Disponível em: <http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=402927>. Acesso em: 10 jun. 2016.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (Capes). Portaria n. 47, de 17 de outubro de 1995. Determina a implantação na Capes de procedimentos apropriados à recomendação, acompanhamento e avaliação de cursos de mestrado dirigidos à formação profissional. Revista Brasileira da Pós Graduação - RBPG, Brasília, v. 2, n. 4, p. 147-148, jul. 2005. Disponível em: <ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/download/87/83>. Acesso em: 10 jun. 2016.
FLICKINGER, Hans-Georg. A caminho de uma pedagogia hermenêutica. Campinas: Autores Associados, 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
______. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1993.
______. Extensão ou comunicação. São Paulo: Paz e Terra, 1992.
KLEIN, Julie Thompson. Ensino interdisciplinar: didática e teoria. In: FAZENDA, Ivani C. A. (Org.). Didática e interdisciplinaridade. Campinas, SP: Papirus, 1998. p. 107-32. (Coleção Práxis).
PAVIANI, Jayme. Interdisciplinaridade: conceitos e distinções. Caxias do Sul: Educs, 2008.
POMBO, Olga; LEVY, Teresa; GUIMARÃES, Henrique. A interdisciplinaridade: reflexão e experiência. Lisboa: Texto, 1993.
SANTOS, Boaventura de S. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. São Paulo: Boitempo, 2007.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA (UNIPAMPA). PPGEdu. Edital n. 129/2012. Processo seletivo para ingresso no programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado profissional no segundo semestre/2012. Disponível em: <http://porteiras.r.unipampa.edu.br/portais/prpg/files/2012/03/Edital_129-2012_processo_seletivo_mestrados.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2016.
______. PPGEdu. Projeto do Curso. [s.d.]. Disponível em: <http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/ppgedu/1-apresentacao/>. Acesso em: jun. 2016.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS). Projeto Pedagógico do Curso de Graduação Licenciatura em Educação do Campo. Porto Alegre: UFRGS, 2013. Disponível em <http://www.ufrgs.br/educampofaced/projeto-pedagogico-2/view>. Acesso em: jun. 2016.
ZITKOSKI, Jaime José; HAMMES, Lúcio Jorge. Juventude, educação e cidadania: Os desafios da participação social e política. Revista Debates, Porto Alegre, v. 8, n. 2, p. 119-139, maio/ago. 2014.
ZITKOSKI, Jaime; STRECK, Danilo; REDIM, Euclides. Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autentica, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.