Estágio-docência: experiência potencializadora da formação
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1609Palavras-chave:
formação dos professores, estágio-docência, estratégias didáticasResumo
Este artigo aborda resultado reflexivo sobre estratégias didáticas que visem à indagação, reflexão e investigação, potencializando o processo formativo com foco no estágio-docência no curso de Mestrado em Educação. Ancora-se na literatura que discute formação de professores e narrativas como estratégia didático-formativa e investigativa. Busca-se problematizar experiências vivenciadas no estágio-docência mediante a utilização de casos de ensino, resgatando o sujeito ator para, posteriormente, ressignificar essa produção de conhecimentos e reconstruí-la. As aprendizagens narradas pelos mestrandos nos possibilitam ver a potencialidade tanto para a formação docente quanto para a prática profissional, entrelaçadas a um contexto específico de formação inicial e continuada, considerando que há indiscutivelmente um enriquecimento de perspectiva no paradigma sobre a formação de professores, transformando-se em vivências indispensáveis na formação dos mestrandos em Educação. Igualmente, evidencia que a estratégia utilizada provocou, desestabilizou e propiciou a superação dos modelos educativos ainda resistentes.
Referências
CLANDININ, J.; CONNELLY, M. Pesquisa Narrativa: experiências e histórias na pesquisa qualitativa. 2. ed. Uberlândia: EDUFU, 2015.
CUNHA, M. I. Narrativas de Formação de Professores: uma abordagem emancipatória. In: SOUZA, E. C.; GALLEGO, R. C. (Orgs.). Espaços, Tempos e Gerações: perspectivas (auto) biográficas. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.
DAY, C. Formar docentes: cómo, cuándo y en qué condiciones aprende el profesorado. Madrid: Narcea, 2005.
FREIRE, P. Educação “bancária” e educação libertadora. In: PATTO, M. H. S (Org.). Introdução à Psicologia Escolar. 2. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997. p. 61-9.
GARCÍA, C. M.; ÁNGELES, P. L.; ARACELI, E. G.; GARCÍA, M. V. S.; SALVADOR, L. C. El estudio de caso en la formación del profesorado y la investigación didáctica. Bajadoz: UNIVERSITAS Talleres Gráficos, 1991.
GARCÍA, C. M. Formación del profesorado para el cambio educativo. Barcelona: Ediciones Universitarias de Barcelona, 1995.
GHEDIN, E. Professor reflexivo: da alienação da técnica à autonomia da crítica. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002, p. 129-50.
GROSSMAN, P. L.; WILSON, S. M.; SHULMAN, L. S. Profesores de sustancia: el conocimiento de la materia para la enseñanza. Revista de currículum y formación del profesorado, Granada, v. 9, n. 2, p. 1-25, 2005.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
MIZUKAMI, M. G. N. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L. S. Shulman. Revista Educação (UFSM), Santa Maria, v. 29, n. 2, p. 33-49, 2004.
MONTEIRO, F. M. A. Práticas de investigação narrativa com professores em exercício: contribuições significativas ao desenvolvimento profissional. Teias, Rio de Janeiro, v. 15, n. 37, p. 118-29, 2014.
MONTEIRO, F. M. A. Desenvolvimento profissional da Docência: sentidos e significados compartilhados em pesquisa narrativa. In: CAVALCANTE, M. M. D. et al. (Org.). Didática e a prática de ensino: diálogos sobre a escola, a formação de professores e a sociedade. Fortaleza: EdUECE, v. 4, p. 717-29, 2015.
MOREIRA, J. A.; HORTA, M. J. Educação e ambientes híbridos de aprendizagem. Um processo de inovação sustentada. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, 2020. DOI: 10.5216/revufg.v20.66027.
NONO, M. A.; MIZUKAMI, M. G. N. Casos de ensino e processos de aprendizagem profissional docente. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 83, n. 203/04/05, p. 72-84, 18 jun. 2019.
NÓVOA, A. (Org.) Profissão Professor. 2. ed. Porto: Porto Editora, 1995.
PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2012. p. 15-34.
PÉREZ, C. L. V. (Org.). Experiências e Narrativas em Educação. Niterói: Eduff, 2017.
SUÁREZ, D. H. Relatos de experiencia, saber pedagógico y reconstrucción de la memoria escolar. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 27, n. 1, p. 387-416, abr. 2011
TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis: Editora Vozes, 2002.
VAILLANT, D.; MARCELO, Carlos. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: Editora UTFPR, 2012.
WEISZ, T. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 2002.
ZEICHNER, K. Uma Análise Crítica sobre a “Reflexão” como conceito estruturante na Formação Docente. Educação & Sociedade, Campinas, v. 29, n.103 p. 535-54, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.