Estágio-docência: experiência potencializadora da formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1609

Palavras-chave:

formação dos professores, estágio-docência, estratégias didáticas

Resumo

Este artigo aborda resultado reflexivo sobre estratégias didáticas que visem à indagação, reflexão e investigação, potencializando o processo formativo com foco no estágio-docência no curso de Mestrado em Educação. Ancora-se na literatura que discute formação de professores e narrativas como estratégia didático-formativa e investigativa. Busca-se problematizar experiências vivenciadas no estágio-docência mediante a utilização de casos de ensino, resgatando o sujeito ator para, posteriormente, ressignificar essa produção de conhecimentos e reconstruí-la. As aprendizagens narradas pelos mestrandos nos possibilitam ver a potencialidade tanto para a formação docente quanto para a prática profissional, entrelaçadas a um contexto específico de formação inicial e continuada, considerando que há indiscutivelmente um enriquecimento de perspectiva no paradigma sobre a formação de professores, transformando-se em vivências indispensáveis na formação dos mestrandos em Educação. Igualmente, evidencia que a estratégia utilizada provocou, desestabilizou e propiciou a superação dos modelos educativos ainda resistentes.

Biografia do Autor

Filomena Arruda Monteiro, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Pós-doutorado e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestrado em Educação Pública pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Graduação em Pedagogia pela UFMT. Professora Titular da UFMT e editora da Revista de Educação Pública.

Gleciane Oliveira Freitas, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Graduada em Música. Atualmente cursando habilitação em violino pela UFMT. Atualmente, leciona aulas de violino no Conservatório de Música Dunga Rodriguês e no Studio Voz e Melodia.

Josué Javier Cruz Escoto, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Possui graduação em Administración y Gestión de la Educación pela Universidad Pedagógica Nacional Francisco Morazán(2016). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

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Publicado

2022-05-20

Como Citar

Monteiro, F. A., Freitas, G. O., & Escoto, J. J. C. (2022). Estágio-docência: experiência potencializadora da formação. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 27(59), 79–96. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1609

Edição

Seção

Dossiê: Que didática para a escola de hoje?