A comunicação estabelecida na aula de Matemática durante a implementação de um cenário para investigação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i62.1701

Palavras-chave:

Comunicação em sala de aula, Ensino da Matemática, Cenários para investigação

Resumo

Em sala de aula, os cenários para investigação centrados em situações financeiras reais têm o potencial para preparar o aluno para tomar decisões relacionadas com o seu futuro e para estabelecer novas formas de comunicação entre o professor e os alunos. Nesse quadro, o artigo socializa resultados de uma pesquisa cujo objetivo era compreender as ações comunicativas de uma professora em suas aulas de Matemática, ao convidar seus alunos a participarem de um cenário para investigação com foco na Educação Financeira. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e investigou a prática da professora-pesquisadora em sua sala de aula. Os dados coletados foram produções escritas dos alunos, gravações em áudio e vídeo do desenvolvimento do cenário e diário de campo da professora. A análise priorizou a identificação de diálogos nos quais a professora-pesquisadora e os alunos negociaram conceitos e procedimentos matemáticos. Tais episódios foram analisados identificando a presença de atos comunicativos que sugerem o estabelecimento de uma cooperação investigativa dentro da sala de aula. Os resultados revelam transformações na comunicação durante o cenário para investigação, colocando em destaque os desafios enfrentados pela professora e a importância de dar voz aos alunos para possibilitar a negociação de significados matemáticos e conectá-los com a vida para além dos muros da sala de aula.

Biografia do Autor

Maria Aparecida de Jesus Salgado, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Especialista em Prática Pedagógica em Matemática em Comunidades de Investigação pela Unicamp. Graduada em Licenciatura Pela pela Faculdads Teresa Martin e bacharel em Matemática pela Faculdade Oswaldo Cruz. Participante ativa do Grupo de Sábado (GdS). Professora da rede pública estadual do Governo do Estado de São Paulo, lecionando matemática para Ensino Médio.

Ana Leticia Losano, Universidade de Sorocaba (UNISO)

Pós-Doutora em 2013 na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), na Universidade Nacional de Córdoba (UNC) e na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutorado em Educação pela UNC. Atualmente, é professora da Universidade de Sorocaba (UNISO), onde ministra diversos cursos de graduação e pós-graduação voltados para professores de Matemática em formação e em serviço.

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Publicado

2023-05-04

Como Citar

Salgado, M. A. de J. ., & Losano, A. L. (2023). A comunicação estabelecida na aula de Matemática durante a implementação de um cenário para investigação. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 28(62), 325–346. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i62.1701