As relações étnico-raciais no currículo de Ciências e Educação Física: apontamentos teóricos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i66.1863

Palavras-chave:

Relações Étnico-Raciais, Educação Física, Ensino de Ciências

Resumo

O presente artigo apresenta um recorte teórico de conhecimentos produzidos no âmbito de duas pesquisas de doutorado, em andamento, que têm como campo de estudo as relações étnico-raciais em dois componentes curriculares da escolarização básica – Educação Física e Ciências. Nele, reforçamos a importância de saber qual uso é feito da história da África e das relações étnico-raciais no currículo, conforme a Lei 10.639/03, para organizar o trabalho das disciplinas de Educação Física e Ciências, inclusive da escola, nos anos finais do Ensino Fundamental, e, em contrapartida, contribuir com as práticas pedagógicas no processo de desconstrução de preconceitos raciais e relações étnico-raciais socialmente vigentes na escola e sociedade brasileira. Neste texto, procuramos mostrar possibilidades para a inserção da temática étnico-racial em sala de aula, tendo como parâmetro o reconhecimento e a valorização da educação intercultural crítica e suas potencialidades (Walsh, 2007, 2009) no currículo escolar, como um desafio para a escola e os professores. Enfim, defendemos o ponto de vista segundo o qual os conteúdos acerca das relações étnico-raciais, quando valorizados nas disciplinas Educação Física e Ciências, podem possibilitar aos professores a apropriação de saberes que lhes permitam trabalhar com uma educação antirracista e atuar como profissionais comprometidos a enfrentar os desafios colocados pelo racismo no cotidiano escolar.

 

Biografia do Autor

Catiana Nery Leal, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.

Doutoranda em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (Rede Nordeste de Ensino [RENOEN]) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGEN/UESB). Mestre em Relações Étnicas e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade (PPGREC) da UESB. Pós-graduada lato sensu em Educação e Interdisciplinaridade pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Graduada em Licenciatura em Educação Física pela UFRB, Centro de Formação de Professores (CFP).

Maria de Fátima de Andrade Ferreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.

Doutorado e mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduação em Pedagogia pela Fundação Educacional Nordeste Mineiro e graduação em História pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Professora plena na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), do curso de Pedagogia.

Rafael Casaes de Brito, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.

Doutorando em Ensino com ênfase em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (Rede Nordeste de Ensino [RENOEN]) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGEN/UESB). Mestre em Relações Étnicas e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-Graduação em Relações e Contemporaneidade (PPGREC - UESB/ODEERE) em nível de Mestrado Acadêmico, com área de concentração em Relações Étnicas, Gênero e Sociedade. Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

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Publicado

2024-09-03

Como Citar

Leal, C. N., Ferreira, M. de F. de A. ., & Brito, R. C. de. (2024). As relações étnico-raciais no currículo de Ciências e Educação Física: apontamentos teóricos. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 29(66), 5–24. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i66.1863