Desafios interdisciplinares na formação docente: questões teóricas e práticas

  • Lucio Jorge Hammes Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Jaime José Zitkoski Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Luiz Carlos Bombassaro Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Palavras-chave: formação docente, intersubjetividade, interdisciplinaridade.

Resumo

Este artigo tem como objetivo relacionar a qualificação acadêmica com a experiência prática dos profissionais da educação. Discute questões relacionadas à interdisciplinaridade, destacando sua fundamentação filosófica, a prática educativa e os princípios éticos. A metodologia baseia-se na pesquisa qualitativa, que utilizou a abordagem da pesquisa documental, aprofundada com depoimentos de alguns dos participantes da formação docente analisada nesta pesquisa. Os dados são analisados com autores e leituras de outras pesquisas que tratam da mesma temática. A pesquisa evidencia o propósito de superar, nos espaços acadêmicos analisados, a lógica disciplinar e fragmentadora do conhecimento, indicando desafios para repensar a formação de professores numa perspectiva interdisciplinar, com a atitude e a sabedoria do diálogo, da troca de saberes e experiências, buscando o entendimento. Dessa forma, sugere-se passar do paradigma disciplinar para o interdisciplinar, tendo a intersubjetividade como fundamento ético-antropológico para a efetivação de uma proposta interdisciplinar, tanto de investigação quanto de formação.

Biografia do Autor

Lucio Jorge Hammes, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
Doutor em Educação. Professor dos cursos de licenciatura e do mestrado em Educação da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). E-mail: luciohammes@unipampa.edu.br
Jaime José Zitkoski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Educação. Professor na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) nos cursos de licenciaturas e na Pós-Graduação em Educação. E-mail: 00086365@ufrgs.br

Luiz Carlos Bombassaro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Doutor em Filosofia. Professor na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). E-mail: luiz.bombassaro@ufrgs.br

Referências

BICALHOA, Vítor D. L.; MACHADO, Lucília R. S. O princípio da interdisciplinaridade na prática de professores da disciplina Projeto Aplicado no Instituto UNA de Tecnologia. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 6, n. 1, p. 39-53, jan./jun. 2015.

BOMBASSARO, Luiz Carlos. A dimensão ética da interdisciplinaridade. Roteiro, Joaçaba, Edição especial, p. 39-48, 2014.

BRANDÃO, Carlos R.; SRTRECK, Danilo R. (Org.). Pesquisa participante: a partilha do saber. São Paulo: Ideias e Letras, 2006.

BRASIL. Congresso Nacional. Projeto de Lei, de 22 de maio de 2006. Institui a Fundação Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA e dá outras providências. Brasília, DF. Disponível em: <http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=402927>. Acesso em: 10 jun. 2016.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (Capes). Portaria n. 47, de 17 de outubro de 1995. Determina a implantação na Capes de procedimentos apropriados à recomendação, acompanhamento e avaliação de cursos de mestrado dirigidos à formação profissional. Revista Brasileira da Pós Graduação - RBPG, Brasília, v. 2, n. 4, p. 147-148, jul. 2005. Disponível em: <ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/­download/87/83>. Acesso em: 10 jun. 2016.

FLICKINGER, Hans-Georg. A caminho de uma pedagogia hermenêutica. Campinas: Autores Associados, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

______. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1993.

______. Extensão ou comunicação. São Paulo: Paz e Terra, 1992.

KLEIN, Julie Thompson. Ensino interdisciplinar: didática e teoria. In: FAZENDA, Ivani C. A. (Org.). Didática e interdisciplinaridade. Campinas, SP: Papirus, 1998. p. 107-32. (Coleção Práxis).

PAVIANI, Jayme. Interdisciplinaridade: conceitos e distinções. Caxias do Sul: Educs, 2008.

POMBO, Olga; LEVY, Teresa; GUIMARÃES, Henrique. A interdisciplinaridade: reflexão e experiência. Lisboa: Texto, 1993.

SANTOS, Boaventura de S. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. São Paulo: Boitempo, 2007.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA (UNIPAMPA). PPGEdu. Edital n. 129/2012. Processo seletivo para ingresso no programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado profissional no segundo semestre/2012. Disponível em: <http://porteiras.r.unipampa.edu.br/portais/prpg/files/2012/03/Edital_129-2012_processo_seletivo_mestrados.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2016.

______. PPGEdu. Projeto do Curso. [s.d.]. Disponível em: <http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/ppgedu/1-apresentacao/>. Acesso em: jun. 2016.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS). Projeto Pedagógico do Curso de Graduação Licenciatura em Educação do Campo. Porto Alegre: UFRGS, 2013. Disponível em <http://www.ufrgs.br/educampofaced/projeto-pedagogico-2/view>. Acesso em: jun. 2016.

ZITKOSKI, Jaime José; HAMMES, Lúcio Jorge. Juventude, educação e cidadania: Os desafios da participação social e política. Revista Debates, Porto Alegre, v. 8, n. 2, p. 119-139, maio/ago. 2014.

ZITKOSKI, Jaime; STRECK, Danilo; REDIM, Euclides. Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autentica, 2010.

Publicado
2017-07-28
Seção
Artigos