Carta a várias mãos para uma educação antirracista: a você, colega de universidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i66.1888

Palavras-chave:

Educação antirracista, Ensino superior, Narrativas

Resumo

Esta carta apresenta reflexões sobre educação antirracista no ensino superior, a partir da narrativa do encontro de três pesquisadoras, duas autodeclaradas negras e uma branca, com trajetórias no campo da saúde e das ciências humanas. A narrativa é conduzida na primeira pessoa do plural, expressando a síntese das discussões empreendidas sobre esta temática vivenciada nas diferentes trajetórias de vida, dialogando com o feminismo negro interseccional, o transfeminismo e os estudos descoloniais. Problematiza-se o racismo vivenciado no âmbito universitário, a invisibilização das intelectualidades negras, assim como as opressões associadas à população negra além da violência racial, mas condicionadas a esta. Em consonância com o debate racial, aborda-se brevemente a transfobia, o capacitismo e o ouvintismo que cerceiam as pluralidades na expressão da negritude. Conclui-se a importância da educação antirracista como propulsora de novos projetos de sociedade e como recurso de (re)existência nas universidades brasileiras.

Biografia do Autor

Karin Juliana Daffinyn Da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutoranda em Psicologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestra em Psicologia e psicóloga pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Camila Trindade Coelho, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Doutoranda em Enfermagem na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Graduada em Enfermagem e especializada em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva pela Faculdade Anhanguera de Pelotas. 

Ivonete Teresinha Schulter Buss Heidemann, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Pós-doutorado em Enfermagem de Saúde Pública na University of Toronto (UofT). Professora titular na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Referências

AL-ALAM, C. C. O Jaguarense no jornal A Alvorada (1932-1934): imprensa negra e política na fronteira Brasil-Uruguai. Métis: história & cultura, Caxias do Sul, v. 19, n. 37, p. 54-79, jan./jun. 2020.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE TRAVESTIS E TRANSEXUAIS [ANTRA]. Dossiê

assassinatos e violências contra travestis e transexuais brasileiras em 2022. Brasília, DF:

Distrito Drag; ANTRA, 2023. Disponível em: https://antrabrasil.org/assassinatos/. Acesso em: 23 jun. 2024.

BADARÓ, W. O. A cura em Kemet entre 1700 e 1500 a.c: anotações, caracterização e conteúdo do papiro de Edwin Smith. História.com, [s. l.], v. 5, n. 9, p. 89-107, 2018.

BENTO, M. A. O pacto da branquitude. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.

BRASIL, Lei n. 1, de 1837, e o Decreto n. 15, de 1839, sobre Instrução Primária no Rio de Janeiro. História da Educação, ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, n. 18, p. 199-205, set. 2005

BRASIL, Lei n. 601, de 18 de setembro de 1850. Dispõe sobre as terras devolutas do Império. Brasília, DF: Presidência da República, 1850. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l0601-1850.htm Acesso em: 11 nov. 2023. CARNEIRO, A. S. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. 2005. 339f. Tese (Doutorado em Filosofia) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

COELHO, C. T. Mulheres negras cuidadoras familiares: reflexões Interseccionais para a enfermagem. 2022. 146f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.

COLLINS, P. H. Pensamento Feminista Negro: conhecimento, consciência e a política do empoderamento. São Paulo: Boitempo Editorial, 2019.

FAVERO, S. Pajubá- Terapia. Porto Alegre: Taverna, 2020.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

GARCIA, B. G. O multiculturalismo na educação dos surdos: a resistência e relevância da diversidade para a educação dos surdos. In: SKLIAR, C. (Org.). Atualidade da educação bilíngue para surdos. Porto Alegre: Mediação, 1999. p. 149-162.

GROSFOGUEL, R. A estrutura do conhecimento nas universidades ocidentalizadas: racismo/sexismo epistêmico e os quatro genocídios/epistemicídios do nolongo século XVI. Sociedade e Estado, Brasília, v. 31, n. 1, p. 25-49. jan./abr. 2016. Doi: https://doi.org/10.1590/S0102-69922016000100003

HOOKS, b. Escrever além da raça: teoria e prática. São Paulo: Elefante, 2022.

HOOKS, b. Ensinando Pensamento Crítico: sabedoria prática. São Paulo: Editora Elefante, 2020.

IBGE. Síntese de Indicadores Sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira. Coordenação de População e Indicadores Sociais, Rio de Janeiro, n. 49, 2022. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101892.pdf Acesso em: 21 ago. 2024.

INEP. Censo da Educação Superior 2018. Brasília: INEP, 2019.

IPEA. Violência por raça. Ipea - Atlas da Violencia, Rio de Janeiro, v. 2.7, 2021. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/atlasviolencia/filtros-series/3/violencia-por-raca Acesso em: 14 out. 2023.

JESUS, J. G. Xica Manicongo: a transgeneridade toma a palavra. Revista Docências e Cibercultura, Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, p. 250-60. 2019. Doi: https://doi.org/10.12957/redoc.2019.41817

KWIECINSKI, J. M. Merit Ptah, “The first woman physician”: crafting of a feminist history with an ancient Egyptian setting. Journal of the Medicine an Allied Sciences, [s. l.], v. 75, n. 1, p. 83-106, jan. 2019. Doi: https://doi.org/10.1093/jhmas/jrz058

LAGE, M. L. C.; SOUZA, E. M. Da Cabeça aos pés: racismo e sexismo no Ambiente Organizacional. Revista de Gestão Social e Ambiental, Curitiba, v.11, p. 55-72. 2017. Doi: https://doi.org/10.24857/rgsa.v0i0.1378

LAGE, S. R. M.; LUNARDELLI, R. S. A.; KAWAKAMI, T. T. Capacitismo e suas formas de opressão nas ações do dia a dia. Encontros Bibli, [s. l.], v. 28, 2023. Doi: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2023.e93040

LOTIERZO, T. H. P.; SCHWARTZ, L. K. M. Raça, gênero e projeto branqueador: “a redenção de Cam”, de modesto brocos. Artelogie, [s. l.], v. 5, out, 2013. Doi: https://doi.org/10.4000/artelogie.5242

MACHADO, P. H. “O que eu estou fazendo aqui?”: experiências do racismo cotidiano na experiência universitária. 2023. 54f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social e Institucional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2023.

MARCELINO, M. M.; COELHO, M. O. P. Dimensões formativas em territórios de matriz afro-brasileira: apontamentos de uma “pesquisadora-abian”. Aprender, [s. l.], n. 29, p. 105- 122, jan./jun. 2023. Doi: https://doi.org/10.22481/aprender.i29.12347

MARTINS, L. M. Performances do tempo espiralar, poéticas do corpo-tela. Rio de Janeiro: Cobogó, 2016.

MIGNOLO, W. D. Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 32, n. 94, p. 1-18, 2017.

MINORITY RIGHTS GROUP INTERNATIONAL. A situação de pessoas negras com deficiência no Brasil. Minority Rights Group International, [s. l.], 30 mar. 2023. Disponível em: https://minorityrights.org/pt-br/resources/the-situation-of-black-people-with-disabilities-in-brazil/ Acesso em: 30 nov. 2023.

MOMBAÇA, J. O mundo é meu trauma. Piseagrama, Belo Horizonte, n. 11, p. 20-5, nov. 2017.

NASCIMENTO, Abdias. O genocídio do negro brasileiro: processos de um racismo mascarado. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2016.

OLIVEIRA, L. R.; LIMA, F.; SANTOS, A. O. Paulo Freire em diálogo com Frantz Fanon e Amilcar Cabral: racialismo, subjetividade e educação. Ensino, saúde e ambiente, Niterói, v. 14, p. 410-26, 2021.

OLIVEIRA, M. R. G. Por que você não me abraça? Sur 28, n. 28, v. 15, p. 167-79. 2018. Disponível em: https://sur.conectas.org/wp-content/uploads/2019/05/sur-28-portugues-megg-rayara-gomes-de-oliveira.pdf. Acesso em 15 nov, 2023.

PAULA, L. R.; RODRIGUES, L. Raça e racismo: histórias ficcionais de corpos negros na universidade. Revista Psicologia Política, São Paulo, v. 22, n. 54, p. 414-30, ago. 2022. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-549X2022000200009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 29 nov. 2023.

PEREIRA, C. A.; LICCARDO, A.; SILVA, F. G. A arte da cantaria. Belo Horizonte: Arte, 2007.

PORTELA, P.; FERES JÚNIOR, J. Pessoas trans nas universidades federais do Brasil. Grupo de Estudos Multidisciplinares das ações afirmativas- GEMAA, Rio de Janeiro, 24 fev. 2021. Disponível em: https://gemaa.iesp.uerj.br/infografico/pessoas-trans-nas-universidades-federais-do-brasil/. Acesso em: 8 out. 2023.

RIBEIRO, D. Pequeno manual antirracista. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

ROSA, E. G.; ALVES, M. C. Estilhaçando a Máscara do Silenciamento: Movimentos de (Re)Existência de Estudantes Negros/Negras. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 40, n. especial, p. 1- 14. 2020. Doi: https://doi.org/10.1590/1982-3703003229978

SANTOS, A. O. et al. O conhecimento de estudantes de fonoaudiologia sobre transgeneridade e comunicação oral. In: CONGRESSO FONOAUDIOLÓGICO DE BAURU "PROFA DRA LUCIANA PAULA MAXIMINO", 2023, Bauru. Anais [...]. Bauru: USP, 2023. Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/246f9e83-aac3-43de-bfdb-002c9a1a97e9/3137475.pdf. Acesso em: 21 ago. 2024.

SANTOS, R. L.; FERNANDES, S. F.; SILVA, P. V. B. Negros/as surdos/as: reflexões sobre as interseccionalidades e resistências. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 26, n.1, p. 121-39, jan./abr. 2023.

SILVA, A. G.; RIBEIRO, T. Interseccionalidades e surdez: em busca de um bilinguismo antirracista e anticapacitista. Espaço do Currículo, João Pessoa, v. 15, n.1, p. 1-16, jan./abr. 2022.

SILVA, K. J. Insurgências Subjetivas: vivência acadêmica de mulheres negras e não-negras estudantes de psicologia. 2019. 129f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2019.

VERGUEIRO, V. Pensando a cisgeneridade como crítica decolonial. In: MESSEDER, S.; CASTOS, M. G.; MOUTINHO, L. Enlaçando sexualidades:

uma tessitura interdisciplinar no reino das sexualidades e das relações de gênero. Salvador: EDUFBA. 2016. p. 249-70.

Downloads

Publicado

2024-09-03

Como Citar

Da Silva, K. J. D., Coelho, C. T. ., & Heidemann, I. T. S. B. . (2024). Carta a várias mãos para uma educação antirracista: a você, colega de universidade. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 29(66), 249–265. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i66.1888