“Contrato racial” e representatividade negra: estruturas desafiadoras à uma educação antirracista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i66.1875

Palavras-chave:

Educação antirracista, Contrato Racial, Representatividade negra

Resumo

O presente artigo é fruto de uma pesquisa Strico sensu que discutiu sobre as percepções de um Contrato Racial na trajetória educacional dos negros no Brasil. Guiado pelos aspectos metodológicos que fundamentaram a pesquisa, o artigo tem como objetivo refletir sobre os desafios para a vivência de uma educação antirracista, bem como debater sobre a importância dessa educação para o desenvolvimento de uma sociedade mais humanizada. Ao longo de três seções temáticas, o artigo apresenta e problematiza as concepções de Contrato Racial e representatividade negra, destacando-as como estruturas desafiadoras à educação antirracista. Além disso, traz presente relatos de vida de um filho de pessoas escravizadas, com a intenção de exemplificar porque uma educação antirracista precisa provocar um despertar consciente acerca da trajetória das populações negras e “pavimentar” um presente e um futuro com condições para a superação do racismo estrutural existente em nossa sociedade. A contraposição ao racismo sugere uma educação antirracista, mas essa educação não pode desconsiderar as estruturas que resguardam dispositivos com potencialidade para a continuidade de pensamentos e comportamentos racistas que envolvem e conduzem relações humanas.   

Biografia do Autor

Claudecir dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul

Pós-doutorado em Educação Comparada, desenvolvido   com o   Grupo   de   Investigação (GIR) de   Educação   Comparada   y Políticas Educacionais na Universidade de Salamanca (USAL). Doutorado em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio Dos Sinos (UNISINOS). Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Graduação em Sociologia pela UNOCHAPECÓ. Professor do Programa de Pós-Graduação   em   Educação (PPGE) e   do   Curso   de   Graduação   em   Ciências   Sociais da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Bruna Marcos Velho, Secretaria Municipal de Educação - Concordia, SC.

Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Especialização em Gênero e Diversidade na Escola pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Licenciatura plena em Geografia pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). É professora de Geografia na Rede Municipal de Educação do município de Concordia, Santa Catarina.

Referências

ABBAGNANO, Nicola (2007). Dicionário de Filosofia. 5.ª ed. São Paulo: Martins Fontes.

ALMEIDA, Silvio Luiz. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen, 2019.

BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola & PASQUINO, Gianfranco (1998). Dicionário De Política. Trad. Carmen C, Varriale et al. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 11.ª ed.

CARBONI, Florence; MAESTRI, Mário. A Linguagem Escravizadora: língua, história, poder e luta de classes. 3. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2012.

CARNEIRO, Sueli Aparecida. A Construção do Outro como Não-Ser como fundamento do Ser. São Paulo: USP, Feusp, 2005.

G1. Após decisão da Justiça, governo suspende nomeação do presidente da Fundação Palmares. 12 dez. 2019. Disponível em: <https://g1.globo.com/politica/noticia/2019/12/12/governo-suspende-nomeacoes-dospresidentes-da-fundacao-palmares-e-iphan.ghtml>. Acesso em: 22 fev. 2020.

INTEGRAÇÃO. Jornal da FAFI. Ano: II, n 03, jun. 1988.

MILLS, Charles W. O Contrato de Dominação. Meritu: Belo Horizont, p. 15-70, jul./dez. 2013.

MILLS, Charles W. The Racial Contract. Cornell University Press: Ithaca and London, Cornell Paperbacks, 1997, p. 1 a 180. Disponível em: <http://sfbay-anarchists.org/wpcontent/uploads/2015/01/Mills_CharlesW-The-Racial-Contract.pdf>. Acesso em: 30 mai. 2019.

MOURA, Clóvis. Sociologia do Negro Brasileiro. São Paulo: Ática, 1988.

RIBEIRO, Vivian S. A interação haitiana em Concórdia/SC. Chapecó: UFFS, 2018.

Superior Tribunal da Justiça. Suspensão de Liminar e de Sentença. 11 fev. 2020. Disponível em: <http://www.stj.jus.br/sites/portalp/SiteAssets/documentos/noticias/SLS%202650.pdf>. Acesso em: 22 fev. 2020.

VEIGA-NETO, Alfredo. Dominação, violência, poder e educação escolar em tempos de Império. In: RAGO, Margareth; VEIGA, Alfredo Neto. (Org.). Figuras de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2008, p. 13 a 38.

Downloads

Publicado

2024-09-03

Como Citar

Santos, C. dos, & Velho, B. M. . (2024). “Contrato racial” e representatividade negra: estruturas desafiadoras à uma educação antirracista. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 29(66), 189–208. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i66.1875