“Contrato racial” e representatividade negra: estruturas desafiadoras à uma educação antirracista
DOI:
https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i66.1875Palavras-chave:
Educação antirracista, Contrato Racial, Representatividade negraResumo
O presente artigo é fruto de uma pesquisa Strico sensu que discutiu sobre as percepções de um Contrato Racial na trajetória educacional dos negros no Brasil. Guiado pelos aspectos metodológicos que fundamentaram a pesquisa, o artigo tem como objetivo refletir sobre os desafios para a vivência de uma educação antirracista, bem como debater sobre a importância dessa educação para o desenvolvimento de uma sociedade mais humanizada. Ao longo de três seções temáticas, o artigo apresenta e problematiza as concepções de Contrato Racial e representatividade negra, destacando-as como estruturas desafiadoras à educação antirracista. Além disso, traz presente relatos de vida de um filho de pessoas escravizadas, com a intenção de exemplificar porque uma educação antirracista precisa provocar um despertar consciente acerca da trajetória das populações negras e “pavimentar” um presente e um futuro com condições para a superação do racismo estrutural existente em nossa sociedade. A contraposição ao racismo sugere uma educação antirracista, mas essa educação não pode desconsiderar as estruturas que resguardam dispositivos com potencialidade para a continuidade de pensamentos e comportamentos racistas que envolvem e conduzem relações humanas.
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