Tema gerador: uma abordagem da metodologia de ensino com base na leitura da epistemologia freiriana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i60.1482

Palavras-chave:

Paulo Freire, investigação temática, metodologia de ensino

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir a concepção da metodologia de ensino de investigação temática, por meio da leitura da epistemologia freiriana, como possibilidade pedagógica para uma educação transformadora. Referenciando-nos na obra de Paulo Freire e em teóricos de linhagem freiriana, a configuração dessa abordagem temática se apoia no dialogismo e na problematização das situações vivenciadas pelos educandos por meio da investigação de um tema gerador, com base nos conteúdos programáticos e nos conhecimentos referentes a uma dada realidade. Tal investigação possibilita que os sujeitos dialoguem com diferentes conhecimentos e percepções, em busca de respostas para as situações colocadas pelo método de problematizar a realidade. Com a leitura da epistemologia freiriana, é possível observar uma organização da ação pedagógica do educador pela busca de temáticas significativas para, só então, realizar a seleção de conhecimentos sistematizados da sua área de conhecimento – interdisciplinar ou disciplinar –, do conteúdo programático, e, assim, preparar o seu plano de aula e as atividades. Como resultado do mergulho na episteme freiriana, fica a convicção de que uma educação transformadora só será possível com base em uma relação horizontal entre educador e educando mediada pelo diálogo, e é nessa relação que surge a problematização, para acercar uma temática significativa, tendo como pressuposto que quem ensina também aprende.

Biografia do Autor

Antonia Zulmira da Silva, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora da Educação Básica pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

Jonas Alves da Silva Júnior, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Pós-doutorado e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor adjunto do Departamento de Educação e Sociedade (DES) e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Líder do Laboratório de Estudos de Gênero, Educação e Sexualidades (LEGESEX/UFRRJ/CNPq). Suas investigações versam sobre corpos, sexualidades e gênero na escola, na perspectiva da Educação em Direitos Humanos.

Maria de Lourdes Ramos da Silva, Universidade de São Paulo (USP)

Doutora em Filosofia e Ciências de Educação pela Universidade Complutense de Madri, Espanha. Professora livre-docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).

Referências

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade. 10. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, P. Política e educação. Indaiatuba: Villa das Letras Editora, 1993.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, P. Investigação e metodologia da investigação do tema gerador (1968). In: TORRES, Carlos Alberto. Diálogo e práxis educativa: uma leitura crítica de Paulo Freire. São Paulo: Edições Loyola, 2014. p. 95-107.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança. 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

MUHL, E. H. In: STRECK, D.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (Org.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2017. p. 328-30.

PINTO, A. S. Para mudar a prática da Formação Continuada de Educadores: uma pesquisa inspirada no referencial teórico metodológico de Paulo Freire. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.

ROSSATO, R. Práxis. In: STRECK, D.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (Org.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2017. p. 325-27.

SAUL, A. M.; SILVA, F. G. Uma leitura a partir da epistemologia de Paulo Freire: a transversalidade da ética na educação, currículo e ensino. Revista Cocar, Belém, v. 6, n. 11, p. 7-15, jan./jul. 2012.

WONG, P. L. Paulo Freire: um aliado para aqueles que se atrevem a ensinar. In: GADOTTI, M.; CARNOY, M. Reinventando Freire: a práxis do Instituto Paulo Freire. São Paulo: Instituto Paulo Freire; Lemann Center; Stanford Graduate School of Education, 2018. p. 63-76.

ZITKOSKI, J. J. Diálogo. In: STRECK, D.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (Org.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2017. p. 117-18.

Downloads

Publicado

2022-08-10

Como Citar

Silva, A. Z. da, Silva Júnior, J. A. da, & Silva, M. de L. R. da. (2022). Tema gerador: uma abordagem da metodologia de ensino com base na leitura da epistemologia freiriana. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 27(60), 307–321. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i60.1482