Docência, amor e gênero em pesquisas brasileiras do século XXI: implicações curriculares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v20i52.1323

Palavras-chave:

docência, amor, gênero

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar um conjunto de dez pesquisas realizadas em Programas de Pós-Graduação brasileiros neste início do século XXI que abordam o tema do amor em sua relação com a Educação. Ancorado nos Estudos em Docência e nos Estudos de Gênero de uma perspectiva pós-estruturalista, parte do questionamento sobre como o gênero atravessa e dimensiona o par docência e amor nas pesquisas e quais as implicações para a formação docente a partir da perspectiva do currículo como percurso e como produtor de modos de ser docente. Articulando análises de duas pesquisas de doutorado desenvolvidas na região sul do Brasil, vinculadas a um projeto de pesquisa mais amplo, em um Programa de Pós-Graduação em Educação, examina o conjunto de pesquisas, organizando-as em três grupos e operando com o conceito-ferramenta gênero, articulado ao par docência e amor. Tal articulação possibilita mostrar a coexistência de, pelo menos, três perspectivas para compreender o par docência e amor: uma mais polarizada acusa ou acata o amor como marca histórica da docência e como atributo feminino; a segunda perspectiva desconsidera uma docência generificada; e a terceira amplia a compreensão de amor como uma marca generificada ligada ao sexo. Ao final, defende-se o argumento de que é necessário abordar o par docência e amor de forma intencional e deliberada nos currículos dos cursos de formação de docentes.

Biografia do Autor

Miriã Zimmermann da Silva, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Doutoranda e mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), na linha de pesquisa Currículo, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. Graduada em Pedagogia pela mesma Universidade. Bolsista CAPES/PROEX e integrante do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Docências, Pedagogias e Diferenças (GIPEDI/Unisinos/CNPq).

Renata Porcher Scherer, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul

Doutora e mestre em Educação, especialista em Educação Especial e graduada em Educação Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).  Integra o Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Docências, Pedagogias e Diferenças (GIPEDI/CNPq).

Maria Cláudia Dal'Igna, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

 Doutora em Educação. Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Vice-líder do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Docências, Pedagogias e Diferenças (GIPEDI/Unisinos) e docente pesquisadora do Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero (GEERGE/UFRGS/CNPq). 

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Publicado

2019-12-04

Como Citar

Zimmermann da Silva, M., Porcher Scherer, R., & Dal’Igna, M. C. (2019). Docência, amor e gênero em pesquisas brasileiras do século XXI: implicações curriculares. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 20(52), 123–144. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v20i52.1323

Edição

Seção

Dossiê: Gênero e Sexualidade: lutas no currículo em tempos de novos mapas políticos e culturais