“Nova” Política Nacional de Formação de Professores com residência pedagógica: para onde caminha o estágio supervisionado?

Autores

  • Osmar Hélio Alves Araújo Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) - Instituto de Ciências Humanas - Faculdade de Ciências da Educação (FACED) http://orcid.org/0000-0003-3396-8205

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v20i52.1270

Palavras-chave:

Estágio supervisionado. Residência pedagógica. Práxis. Formação docente.

Resumo

Este artigo insere-se na temática da “nova” Política Nacional de Formação de Professores com Residência Pedagógica regulamentada no governo de Michel Temer. O objetivo foi problematizar os desdobramentos do Programa de Residência Pedagógica no estágio supervisionado. Abordam-se documentos oficiais que, a partir de 2018, foram exarados para orientar e regulamentar o Programa de Residência Pedagógica, considerando-se, particularmente, os editais Capes n. 6/2018 e n. 7/2018. Evidenciou-se que o estágio supervisionado foi posto em lugar estratégico e atrelado a uma perspectiva de aperfeiçoamento e reformulação, visando, sobretudo, à institucionalização da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do currículo padronizado para viabilizar os testes nacionais. Em jogo está a desarticulação entre o processo pedagógico da escola básica, o cenário social-político e histórico brasileiro e a formação dos professores.

Biografia do Autor

Osmar Hélio Alves Araújo, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) - Instituto de Ciências Humanas - Faculdade de Ciências da Educação (FACED)

Doutor em Educação, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Educação, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor Adjunto A da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) – Instituto de Ciências Humanas – Faculdade de Ciências da Educação (FACED). Integra o grupo de pesquisa cadastrado junto ao CNPq: Formação Docente, História e Política Educacional (GPFOHPE – UFC). Reúne experiência como professor da Educação Básica (Educação Infantil ao Ensino Médio), dos diversos cursos de licenciatura, supervisor educacional e professor formador dos professores da Educação Básica. Atualmente, tem se dedicado a estudos e pesquisas com foco na Pedagogia, Didática, estágio supervisionado, formação de professores; gestão, coordenação e organização pedagógica da escola básica

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Publicado

2019-12-04

Como Citar

Araújo, O. H. A. (2019). “Nova” Política Nacional de Formação de Professores com residência pedagógica: para onde caminha o estágio supervisionado?. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 20(52), 253–273. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v20i52.1270

Edição

Seção

Artigos