A presença da língua portuguesa e da literatura no currículo da educação pré-escolar em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i49.1139Palavras-chave:
Educação pré-escolar, Língua Portuguesa, Orientações Curriculares.Resumo
No ano de 2016, em Portugal, foi lançado, pelo Ministério da Educação, um novo documento curricular para a educação pré-escolar, denominado Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Este documento veio substituir um outro, já existente, que datava de 1997. O documento Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar tem um carácter orientador, sendo uma ferramenta fundamental na prática dos educadores de infância em Portugal. Assim, neste artigo pretendemos analisar este documento curricular, tendo em vista apenas a área dedicada à expressão e comunicação, nomeadamente o domínio da linguagem oral e abordagem à escrita. Através de uma leitura crítica e reflexiva deste documento, é nosso objetivo compreender como a área da língua portuguesa e da literatura é perspetivada no currículo oficial para a educação pré-escolar. Como conclusões principais, podemos afirmar que o currículo para a educação pré-escolar, na área da língua portuguesa e da literatura, apresenta um carácter transversal, encarando a criança como construtora das suas aprendizagens.
Referências
BALÇA, A.; AZEVEDO, F. O currículo na área da língua portuguesa para a primeira infância em Portugal. Nuances: estudos sobre Educação. Presidente Prudente, v. 27, n. 3, p. 139-154, set./dez. 2016. Disponível em:
<http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/viewFile/4268/3663> Acesso em: 09 jun. 2017.
CASTRO, R. V. Todos os professores são professores de Português. Para a crítica de uma falácia comum. In: PACHECO, J.; ZABALZA, M. (Org.). A avaliação dos alunos nos ensinos básico e secundário. Braga: Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, 1995. p. 97-102.
CRÉPU, M. Esse vício ainda impune. In: Steiner, G. O silêncio dos livros. Lisboa: Gradiva, 2007. p. 53-71.
DIONÍSIO, M. L.; PEREIRA, I. A educação pré-escolar em Portugal. Concepções oficias, investigação e práticas. Perspectiva, Florianópolis, v. 24, n. 2, p. 597-622, jul./dez. 2006. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/1664/1412 Acesso em: 06 jun. 2017. Acesso em: 08 jun. 2017.
MOURAZ, A. Prefácio. In: VALADARES, L. Transversalidade da língua portuguesa. Porto: Edições Asa, 2003. p. 9-10.
PORTUGAL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa, 2016. Disponível em: <http://www.dge.mec.pt/ocepe/sites/default/files/Orientacoes_Curriculares.pdf Acesso em: 09 jun. 2017.
REIS, C. Apresentação de conferência. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE O ENSINO DO PORTUGUÊS, 2007, Lisboa. Actas. Lisboa: Ministério da Educação, 2007. p. 7-11.
ROLDÃO, M. C. Gestão do Currículo e Avaliação de Competências. As questões dos professores. Lisboa: Editorial Presença, 2008.
VALADARES, L. Transversalidade da língua portuguesa. Porto: Edições Asa, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.