A reconfiguração do ensino primário em Portugal nos últimos 50 anos através das vivências de professores: indicações para estudos da identidade docente
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v30i69.2054Palavras-chave:
ensino primário, identidade profissional, mudança educativaResumo
Nos últimos 50 anos, em Portugal, foram várias as mudanças sociais e de política educativa com impacto no exercício da docência, o que constitui um campo importante de investigação para a compreensão de fatores endógenos e exógenos da inovação educativa. Explorar esses fatores é o objetivo com que foi realizado este estudo. O quadro teórico é informado pela noção de construção de identidades profissionais docentes e os dados são constituídos por histórias de vida de professoras que iniciaram o seu trajeto profissional entre 1976 e 1986. A análise de conteúdo foi realizada com apoio do software NVivo, versão 2020®. A análise permite identificar dois momentos fundamentais na vida das professoras. Por um lado, as práticas desenvolvidas desde o início da carreira e sensivelmente até ao novo milénio, vistas como criativas e baseadas na experiência dos alunos como potenciadora do conhecimento, assim como no trabalho colaborativo entre pares. Por outro, as alterações organizacionais, curriculares e legislativas ocorridas a partir do início do milénio, que retiraram autonomia aos professores e descaracterizaram o ensino primário como nível de ensino específico. Conclui-se sobre a importância deste tipo de pesquisa e suas indicações exploratórias para o desenvolvimento de outros estudos das identidades profissionais de professores de crianças e suas condições de transformação.
Referências
AUDUREAU, J. – P. Assujetissement et subjetivation: réflexions sur l’usage de Foucault en éducation. Revue Française de Pédagogie, [S. l.], v. 143, p. 17-29, 2003. DOI: https://doi.org/10.3406/rfp.2003.2948
BALL, S. Subjectivity as a site of struggle: refusing neoliberalismo? British Journal of Sociology of Education, [S. l.], v. 37, n. 8, p. 1129-1146, 2016. DOI: https://doi.org/10.1080/01425692.2015.1044072 DOI: https://doi.org/10.1080/01425692.2015.1044072
BARROSO, J. Os Liceus – Organização Pedagógica e Administração (1863-1960). Lisboa: Fundação Calouste Gulbbenkian/JNICT, 1995.
BENAVENTE, A. Escola, Professores e Processos de Mudança. Lisboa: Livros Horizonte, 1990.
BOLÍVAR, A. Dimensiones epistemológicas y metodológicas de la investigación (auto)biográfica. In: ABRAHÃO, M. H. B.; PASSEGGI, M. C. (Ed.). Dimensões epistemológicas e metodológicas da investigação (auto)biográfica. [volume 1]. Natal: EDUFRN; EDIPUCRS; EDUNEB, 2012. p. 27-69.
BOLÍVAR, A. La recherche biographique narrative dans le développement et identité professionnelle des enseignants. In: GONZÁLEZ-MONTEAGUDO, J.; GRAND, J. – L. Les histoires de vie en Espagne: entre formation, identité et mémoire. Paris: L’Harmattan, 2011. p. 59-96. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/286848300. Acesso em: 12 jan. 2025.
BOLÍVAR, A.; DOMINGO, J.; FERNÁNDEZ, M. La investigación biográfico-narrativa en educación: enfoque y metodología. Granada: Universidad de Granada, 2001.
CAROLINO, A. M. A actualidade do 1º CEB: Monodocência, Coadjuvação ou Pluridocência? In: LEITE, C. (Ed.). Escola, Currículo e Formação de Identidades. Porto: Edições Asa, 2007. p. 155-173.
DUBAR, C. A socialização – a construção das identidades sociais e profissionais. Porto: Porto Editora, 1997.
GOODSON, I.; ANTIKAINEN, A.; SIKES, P.; ANDREWS, M. The Routledge International Handbook on Narrative and Life History. [S. l.]: Routledge, 2017. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315768199
LOPES, A. Professoras e professores portugueses 2021 – “que caminho tão longo”. In: CNE. Estado da Educação 2021. Lisboa: Conselho Nacional da Educação, 2022. p. 408-421.
LOPES, A. Las historias de vida en la formación docente: orígenes y niveles de la construción de identidad de los profesores. In: HERNÁNDEZ, F.; SANCHO, J. M.; RIVAS, J. I. (Ed.). Historias de vida en educación: biografias en contexto. Barcelona: ESBRINA-RECERCA, 2011. p. 23-33.
LOPES, A. Teachers as professionals and teachers’ identity construction as an ecological construct: An agenda for research and training drawing upon a biographical research process. European Educational Research Journal, [S. l.], v. 8, n. 3, 2009. p. 461-475. DOI: https://doi.org/10.2304/eerj.2009.8.3.461
LOPES, A. Libertar o desejo, resgatar a inovação: a construção de identidades profissionais docentes. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 2001
LOPES, A.; THOMAS DOTTA, L. A Profissão Docente em Tempos de Democracia: fatores de Mudança. Porto: Universidade do Porto, 2023.
MARINAS, J. M.; SANTAMARINA, C. La historia oral: métodos y experiências. [S. l.]: Debate, 1993. Disponível em: https://books.google.pt/books?id=l-UkAAAACAAJ. Acesso em: 12 jan. 2025.
NÓVOA, A. O passado e o presente dos professores. In: NÓVOA, A. Profissão Professor. Porto: Porto, 1995. p. 13-34.
PARKER, G. Teachers’ autonomy. Research in Education, [S. l.], v. 93, n. 1, 2015. DOI: https://doi.org/http://dx.doi.org/10.7227/RIE.0008 DOI: https://doi.org/10.7227/RIE.0008
POLKINGHORNE, D. E. Narrative configuration in qualitative analysis. Qualitative Studies in Education, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 5-23, 1995. DOI: https://doi.org/http://dx.doi.org/10.1080/0951839950080103 DOI: https://doi.org/10.1080/0951839950080103
PORTUGAL. Decreto-Lei n. 41/2012, de 21 de fevereiro. Diário da República: Presidencia da República, 2012a.
PORTUGAL. Decreto-Regulamentar nº 26/2012, de 21 de fevereiro. Diário da República: Presidencia da República, 2012b.
PORTUGAL. Decreto-Lei n. 240/2001, de 30 de agosto. Diário da República: Presidencia da República, 2001.
PORTUGAL. Decreto-Lei n. 249/92, de 9 de novembro. Diário da República: Presidencia da República, 1992.
PORTUGAL. Decreto-Lei nº 139-A/90, de 28 de abril. Diário da República: Presidencia da República, 1990.
PORTUGAL. Decreto-Lei n. 286/89, de 29 de agosto. Diário da República: Presidencia da República, 1989.
PORTUGAL. Decreto-Lei n. 538/79. Lei de Bases do Sistema Educativo – Lei de bases do Sistema Educativo. Diário da República: Presidencia da República, 1986.
PORTUGAL. Decreto-Lei n. 211/81, de 13 de julho. Diário da República: Presidencia da República, 1981.
PORTUGAL. Decreto-Lei n. 538/79, de 31 de dezembro. Diário da República: Presidencia da República, 1979.
SPCE. Instrumento de Regulação Ético-Deontológica: Carta Ética. Porto: SPCE, 2021.
THOMAS DOTTA, L. T.; LOPES, A. O Ciclo de vida dos professores e a extensão da idade da reforma: Perspetivas de estudo a partir de uma revisão da literatura. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 34, n. 2, 2021. p. 86-106. DOI: http://doi.org/10.21814/rpe.18926 DOI: https://doi.org/10.21814/rpe.18926
THOMAS DOTTA, L. T.; LOPES, A. Investigação narrativa, formação inicial de professores e autonomia dos estudantes: uma revisão da literatura. Educacion y Futuro: revista de investigacion aplicada y experiencias educativas, [S. l.], n. 29, p. 129-155, 2013.
TORRES, L. L. Organização escolar e democracia: a temporalidade nos processos de consolidação democrática. In: CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (Ed.). Estado da Educação, 2021. Brasília, DF: CNE, 2022. p. 390-399.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ana Maria Carolino, Leanete Thomas Dotta, Amélia Lopes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.