Implicações das recomendações da OCDE para a Educação Superior na América Latina e no Caribe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i62.1761

Palavras-chave:

Educação Superior, Organismos Multilaterais, América Latina e Brasil

Resumo

O artigo problematiza as recomendações dos organismos multilaterais para a educação superior, discutindo o papel central que assumem na América Latina e no Brasil, enfatizando a convergência de suas diretrizes para a tendência histórica assumida pelo Estado brasileiro em restringir o público e estimular o privado. O objetivo é analisar elementos importantes das políticas promovidas pelos organismos internacionais para a agenda global da educação, destacando aqueles subjacentes ao discurso do Banco Mundial e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), bem como as implicações dessas políticas para a região. Pesquisa bibliográfica sobre a temática com a análise de documentos, buscando apreender os elementos subjacentes, anunciados ou velados das políticas desses organismos para compreender como se articulam ou revelam contradições com o projeto hegemônico da educação determinada pelo modo de produção capitalista. O referencial teórico explora e mapeia as orientações dos documentos do BM e da OCDE para a educação superior e suas implicações sobre a América Latina orientadas pela economia do conhecimento. As reflexões apresentam argumentos que levam à conclusão de que as orientações e prescrições de políticas educacionais protagonizadas pelos organismos multilaterais vêm induzindo reformas neoliberais e interferindo significativamente na educação superior na América Latina e no Brasil, mostrando-se diretamente articuladas aos princípios da economia do conhecimento.

Biografia do Autor

José Vieira de Sousa , Universidade de Brasília (UnB)

Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB). Professor Titular da Faculdade de Educação na UnB.

Maria de Lourdes Pinto de Almeida, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)/Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Pós doutora em Políticas Educacionais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Doutora em Filosofia, História e Educação pela Unicamp.  Professora Pesquisadora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Vice coordenadora do GIEPES/Unicamp. Editora Fundadora e Associada da RIESup/Unicamp. Coordenadora da coleção Educação da Editora Mercado de Letras.

Ketlin Elís Perske, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Políticas Públicas e Gestão Educacional pela UFSM. Servidora técnica-administrativa em Educação na UFSM.

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Publicado

2023-05-04

Como Citar

Sousa , J. V. de ., Almeida, M. de L. P. de ., & Perske, K. E. (2023). Implicações das recomendações da OCDE para a Educação Superior na América Latina e no Caribe. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 28(62), 77–100. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i62.1761

Edição

Seção

Dossiê: Recomendações dos Organismos Multilaterais para a Educação da América Latina e Caribe em contextos de crise