O discurso do Banco Mundial para a educação na pandemia: neoliberalismo e expansão do ensino remoto como “oportunidades” para a América Latina e o Caribe no cenário de crise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i62.1746

Palavras-chave:

banco mundial, pandemia, educação

Resumo

Em março de 2020, o mundo se deparou com a pandemia de covid-19 e, na tentativa de deter o avanço do vírus, medidas de distanciamento social foram adotadas pelos governos dos diversos países, resultando no fechamento das escolas, cujas metodologias de ensino tiveram de ser modificadas, passando do modelo presencial para o remoto ou híbrido. Na tentativa de conduzir esse processo, os organismos multilaterais produziram orientações sobre a reformulação das estruturas pedagógicas nos países periféricos, elaborando documentos a serem seguidos nessa conjuntura de crise internacional. Nesse sentido, o Banco Mundial publicou, em fevereiro de 2021, um relatório que sinaliza encaminhamentos a serem trilhados pelos governos da América Latina e do Caribe. O estudo, que se caracteriza pela abordagem qualitativa e documental, tem como objetivo compreender as contradições que emergem no discurso do relatório a partir dos determinantes históricos que impactaram a realidade educacional. A base metodológica foi a materialista-histórico-dialética, complementada pela análise de conteúdo de Bardin, utilizando a técnica de mineração de texto como suporte. Os resultados indicam a articulação de dois elementos discursivos, o primeiro aponta para as oportunidades de solidificação e ampliação de acesso dos sistemas educacionais, e o segundo, para a criação de um consenso para efetivação de iniciativas neoliberais que foram pensadas como emergenciais, porém, vêm ganhando status de permanentes.

Biografia do Autor

Marlon Sandro Lesnieski, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Doutorando em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC/Bolsista PROSUC/CAPES, na Modalidade II). Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Especialista em Criação e Produção em Comunicação pela UNOESC. Bacharel em Comunicação Social pela UNOESC. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas de Educação Superior da Região Sul − GEPES Sul, sediado na UNOESC e vinculado ao Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GIEPES), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  Atualmente, é professor na Faculdade SENAC de Campos Novos.

Lourdes Evangelina Zilberberg Oviedo, Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP)

Doutorado em Política e Gestão da Educação Superior pela Universidad Nacional de Tres de Febrero, da Argentina. Mestrado em Criatividade e Inovação pela Universidade Fernando Pessoa, de Portugal. MBA em Negócios Internacionais e E-Business pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e Penn State University, dos Estados Unidos da América. Bacharel em Relações Internacionais pela Universidad de la Republica (UDELAR), do Uruguai. Diretora de Internacionalização na FAAP. Diretora local do Instituto Confúcio para Negócios FAAP. Dedicada ao estudo da Internacionalização da Educação Superior, da Interculturalidade e das Competências Interculturais. Participa da Rede Ibero-Americana de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior (RIEPPES), do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior da Região Sul (GEPPES UNOESC/Sul) e do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (GIEPES). Coordena o Grupo de trabalho Early Career Professionals do World Council on Intercultural and Global Competence.

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Publicado

2023-05-04

Como Citar

Lesnieski, M. S., & Oviedo, L. E. Z. . (2023). O discurso do Banco Mundial para a educação na pandemia: neoliberalismo e expansão do ensino remoto como “oportunidades” para a América Latina e o Caribe no cenário de crise. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 28(62), 35–58. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i62.1746

Edição

Seção

Dossiê: Recomendações dos Organismos Multilaterais para a Educação da América Latina e Caribe em contextos de crise