Acordos internacionais e sua influência na gestão e no planejamento educacional do Brasil e do Paraguai

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i62.1744

Palavras-chave:

Organismos multilaterais. Educação básica. Legislação educacional

Resumo

Este estudo tem como objetivo compreender a gestão e o planejamento educacional brasileiro e paraguaio para a educação básica em seus aportes normativos, buscando apreender a influência dos acordos internacionais e dos organismos multilaterais e qual concepção de gestão apresentam. Conclui-se que os acordos internacionais têm procurado criar uma agenda educacional para os países signatários, com uma concepção de gestão gerencial, com vistas, principalmente, à erradicação do analfabetismo e ao acesso a uma educação universal de qualidade, em cooperação com os organismos multilaterais que vêm oferecendo apoio técnico e financeiro para tanto, desde 1990. Tanto o Brasil como o Paraguai vem buscando estabelecer seu planejamento educacional conforme os preceitos desses acordos, realizando parceria técnica e financeira com os supracitados organismos que vêm influenciando as ações educacionais desses países. Mesmo apresentando aspectos dessa agenda, a normatização educacional brasileira apresenta como concepção de gestão educacional a democrática, firmando-a como a concepção que deve vigorar em seu planejamento educacional.

Biografia do Autor

Andréia Vicência Vitor Alves, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Graduada em Pedagogia pela UFGD. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFGD.

Pamela Caetano Gimenes, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Política e Gestão da Educação (GEPGE).

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Publicado

2023-05-04

Como Citar

Alves, A. V. V., & Gimenes, P. C. (2023). Acordos internacionais e sua influência na gestão e no planejamento educacional do Brasil e do Paraguai. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 28(62), 215–236. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i62.1744

Edição

Seção

Dossiê: Recomendações dos Organismos Multilaterais para a Educação da América Latina e Caribe em contextos de crise