Imagens da docência com bebês: problematizando narrativas de professoras de creche

Autores

  • Rodrigo Saballa de Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Faculdade de Educação (FACED-UFRGS).
  • Lidianne Laizi Radomski Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i44.1015

Palavras-chave:

Educação Infantil, docência, creche.

Resumo

A partir do campo dos Estudos da Pedagogia da Infância, o artigo tem como objetivo evidenciar as imagens de docência de professoras que atuam com bebês em creches. Metodologicamente, foram realizadas 60 entrevistas sobre as percepções das professoras a respeito dos modos como exercem a docência com bebês. Com base nas análises, foram evidenciadas duas imagens de docência como eixos analíticos: o espectro da maternidade e o imperativo do estímulo. Em relação ao primeiro eixo, foi recorrente nas narrativas das professoras a imagem de que elas são substitutas maternas e que têm como função exclusiva o cuidado dos bebês. No segundo eixo, a tônica da imagem foram as narrativas que evidenciam o imperativo de que os bebês sejam estimulados para que se desenvolvam e estejam preparados para os níveis subsequentes da Educação Infantil. Desse modo, infere-se a importância de que o professor entenda que não existe um suposto modelo de atuação profissional a ser seguido na creche, mas uma miríade de possibilidades de constituição docente.

Biografia do Autor

Rodrigo Saballa de Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Faculdade de Educação (FACED-UFRGS).

Pós - Doutor em Educação (UFPEL), Doutor em Educação (UFRGS), Mestre em Educação (UFRGS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEDU-UFRGS.Professor da área de Educação Infantil no Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Vice líder do CLIQUE - Grupo de Pesquisas em Linguagens, currículo e cotidiano de bebês e crianças pequenas (UFRGS).

Lidianne Laizi Radomski, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Acadêmica do 8º semestre do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS - Campus: Erechim RS).

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Publicado

2017-04-26

Como Citar

Carvalho, R. S. de, & Radomski, L. L. (2017). Imagens da docência com bebês: problematizando narrativas de professoras de creche. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 22(44), 41–59. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i44.1015

Edição

Seção

Artigos