O ensino superior na vida de mulheres do Vale do Ribeira, SP: narrativas de egressas do curso de Pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i51.1207Keywords:
educação, cotidiano escolar, Pedagogia, narrativas de mulheres.Abstract
Narrar vidas singulares é uma forma de sensibilizar e dar visibilidade a identidades, que por vezes não são percebidas, ou valorizadas. Este estudo teve como objetivo apresentar histórias de mulheres que cursaram Pedagogia, em uma faculdade privada do Vale do Ribeira, SP. Justifica-se a pesquisa, na medida em que foi verificado não haver muitos estudos referentes ao alunado desse curso, especificamente dessa região do estado de São Paulo, e, principalmente com mulheres, com o objetivo primordial de constatar o impacto da graduação em suas vidas. Para obtenção de dados foi utilizada entrevista semiestruturada com base na história oral e realizada com alunas egressas de Pedagogia do último ano da matriz curricular 2012/2016. Ao investigar as histórias, foi possível relacionar o cotidiano escolar, mais amplo, a importância para as egressas entrevistadas adquirirem conhecimento em nível superior e as mudanças de entendimento da vida cotidiana. Esse artigo apresenta fragmentos de narrativas de três mulheres, e uma análise com as possíveis contribuições pessoais e profissionais em suas histórias de vida. Os resultados apresentam relatos de superação frente às dificuldades em estudar, questões pessoais, financeiras, e familiares, e como o ensino superior foi referência de apoio para os enfrentamentos na vida.
References
ALMEIDA, Jane Soares de. Mulher e educação: a paixão pelo possível. São Paulo: Editora UNESP, 1998. (Prismas)
ARENDT, Hannah. A condição humana. Tradução de Roberto Raposo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1991.
ATLAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO NO BRASIL. 2013. Disponível em: https://www.undp.org/content/dam/brazil/docs/IDH/Atlas%20dos%20Municipios/undp-br-idhm-do-brasil-2016.pdf. Acesso em: 6 jul. 2016.
BAUMAN, Zigmunt. Vida líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.
BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo 2: a experiência vivida. Tradução de S. Milliet. 2. ed. São Paulo: Divisão Europeia do Livro, 1967.
BENJAMIN, Walter. O narrador - considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1985.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Editora 34, 1997. v. 4.
DRUMMOND DE ANDRADE, Carlos. Contos de aprendiz. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
FOUCAULT, Michel. A verdade e as formas jurídicas. Rio de Janeiro: Nau, 2003.
GALLO, Silvio. Deleuze & a educação. 3. ed. São Paulo: Autêntica, 2013.
GOERGEN, Pedro. Pós-modernidade, ética e educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.
IZQUIERDO, María Jesús. Uso y abuso del concepto de género. In: VILANOVA, Mercedes (Comp.). Pensar las diferencias. Barcelona: Universitat de Barcelona, 1994. p. 31-53.
LAHIRE, Bernard. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: Ática, 1997
LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Rooco, 2007.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
MARCONDES, Danilo; JAPIASSÚ, Hilton. Dicionário básico de filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.
RAGO, Margareth. A aventura de contar-se – feminismos, escrita de si e invenções da subjetividade. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.