Formação continuada: pesquisa a partir das fontes formativas expressas por um grupo de professoras

Autores

  • Anoel Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.20435/2318-1982-2016-v.21-n.42(08)

Palavras-chave:

Formação continuada, Experiência formativa, Trabalho e formação.

Resumo

O objetivo deste artigo foi investigar de onde advêm as experiências de formação continuada de um grupo de professoras atuantes no ciclo I da rede pública estadual paulista. Como método de pesquisa, aplicou-se um questionário para um grupo de 37 professoras. O referencial teórico utilizado para análise foi o conceito de formação tal como formulado por Adorno e seus desdobramentos. Com base nas respostas dadas a um questionário que conteve itens referentes à realização de cursos de atualização profissional e instituições promotoras de tais cursos, assim como as fontes de influência sobre as professoras no que se refere à educação. Os resultados indicam que a formação continuada das professoras que compuseram a amostra é realizada em sua maior parte pelo próprio locus de trabalho em que estão inseridas. Os dados aqui encontrados desencadeiam uma discussão relevante, a saber: a formação no âmbito do trabalho é pseudoformação por ser uma formação voltada para atender às demandas do sistema.

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Publicado

2016-07-26

Como Citar

Fernandes, A. (2016). Formação continuada: pesquisa a partir das fontes formativas expressas por um grupo de professoras. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 21(42), 127–146. https://doi.org/10.20435/2318-1982-2016-v.21-n.42(08)

Edição

Seção

Artigos