A constituição do grupo pelo grupo: qualificando o espaço escolar

Autores

  • Cristina Pureza Duarte Boéssio Universidade Federal do Pampa
  • Bento Selau Universidade Federal do Pampa
  • Simone David Acosta Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Grupos. Educação Básica. Intervenção pedagógica.

Resumo

Este estudo teve como objetivo constituir um grupo de trabalho – por meio de reuniões, momentos de reflexão e interação com os docentes – a fim de fazer emergir as potencialidades de cada um, contribuindo, assim, para o crescimento do fazer coletivo. O procedimento metodológico foi o da intervenção pedagógica, realizada em escola da cidade de Jaguarão, RS, em 2013. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas e diário de campo. A realização desta pesquisa favoreceu alguns aspectos fundamentais para o melhor funcionamento da escola: houve um aumento da participação dos docentes nas atividades propostas pela equipe diretiva e um estímulo maior no planejamento das aulas em consequência da socialização de experiências propostas nas reuniões pedagógicas.

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Publicado

2015-12-01

Como Citar

Boéssio, C. P. D., Selau, B., & Acosta, S. D. (2015). A constituição do grupo pelo grupo: qualificando o espaço escolar. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (40), p. 239–253. Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/877

Edição

Seção

Artigos