Tornar-se professor/a antirracista: efeitos de um projeto de alfabetização e letramento na formação docente
DOI:
https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i65.1887Palavras-chave:
questões étnico-raciais, literatura, formação docenteResumo
O objetivo deste artigo é descrever e analisar os efeitos do projeto “Alfabetização e Letramento na Educação Especial” sobre as questões étnico-raciais na formação de alunos/as do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus Codó. Metodologicamente, o procedimento de coleta de dados ocorreu através de questionário, contendo 15 questões (abertas), com um monitor e uma monitora do projeto, que também estão em processo de formação nesse curso. O argumento desenvolvido aqui é o de que os efeitos do projeto localizados perpassam por três planos: (1) preenchimento de lacunas da educação básica sobre a história dos/as negros/as; (2) ativação de desejos para produção de currículos outros, a fim de afirmar as questões étnico-raciais; e (3) entendimento de princípios pedagógicos para inclusão dessas questões no currículo. A defesa desse argumento ao longo da escrita vai ao encontro da defesa de uma educação comprometida em hospedar, defender e afirmar as diferenças e na criação de possíveis nos currículos, para que seja fabulada a ampliação daquilo que compreendemos como humano, e, portanto, como vidas dignas de serem vividas.
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