Cartas político-afetivas contra o racismo na pós-graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i66.1870

Palavras-chave:

Educação Antirracista, Currículo afrocentrado, Autobiografia

Resumo

As Leis n. 10.639/2003 e 12.711/2012 impactaram profundamente as universidades brasileiras, seja pelo aumento expressivo de estudantes negras/os nas universidades, seja pela demanda de um currículo afrocentrado e de docentes negras/os, seja pela inclusão da disciplina de Educação para as Relações Étnico-Raciais nos cursos de licenciatura, para atender às demandas de uma educação básica antirracista. No entanto, a pós-graduação brasileira segue sendo um espaço predominantemente branco, tanto na corporalidade de docentes e discentes quanto nos saberes eurocentrados que marcam o epistemicídio dos conhecimentos produzidos pelas intelectualidades negras. Por isso, este ensaio busca contemplar diferentes experiências-narrativas pessoais na pós-graduação, utilizando da carta como recurso político-metodológico narrativo. Desse modo, assumo minha narrativa autobiográfica enquanto discente, pesquisador e docente para discutir o racismo universitário na pós-graduação a partir da escrita de cartas para a minha orientadora, para as instituições de pesquisa e para as/os discentes da disciplina que ofertei, contextos nos quais a carta adquire finalidades terapêutica-imaginativa, manifesto-interpelativa e/ou pedagógica-afetiva. Por fim, considero que uma educação antirracista passa necessariamente por um currículo afrocentrado ético-político-estético-poético que acolha as experiências-narrativas negras e promova o desenvolvimento humano, intelectual e afetivo em cada sujeito.

Biografia do Autor

Victor de Jesus, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Cocoordenador do Núcleo Capixaba de Estudos da Experiência Humana em Meio Urbano (URBES/UFES) e pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutor em Ciências Sociais pela UFES. Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela UFES. Tecnólogo em Saneamento Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES).

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Publicado

2024-09-03

Como Citar

de Jesus, V. (2024). Cartas político-afetivas contra o racismo na pós-graduação. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 29(66), 231–248. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i66.1870