O ensino superior na vida de mulheres do Vale do Ribeira, SP: narrativas de egressas do curso de Pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i51.1207

Palavras-chave:

educação, cotidiano escolar, Pedagogia, narrativas de mulheres.

Resumo

Narrar vidas singulares é uma forma de sensibilizar e dar visibilidade a identidades, que por vezes não são percebidas, ou valorizadas. Este estudo teve como objetivo apresentar histórias de mulheres que cursaram Pedagogia, em uma faculdade privada do Vale do Ribeira, SP. Justifica-se a pesquisa, na medida em que foi verificado não haver muitos estudos referentes ao alunado desse curso, especificamente dessa região do estado de São Paulo, e, principalmente com mulheres, com o objetivo primordial de constatar o impacto da graduação em suas vidas. Para obtenção de dados foi utilizada entrevista semiestruturada com base na história oral e realizada com alunas egressas de Pedagogia do último ano da matriz curricular 2012/2016. Ao investigar as histórias, foi possível relacionar o cotidiano escolar, mais amplo, a importância para as egressas entrevistadas adquirirem conhecimento em nível superior e as mudanças de entendimento da vida cotidiana. Esse artigo apresenta fragmentos de narrativas de três mulheres, e uma análise com as possíveis contribuições pessoais e profissionais em suas histórias de vida. Os resultados apresentam relatos de superação frente às dificuldades em estudar, questões pessoais, financeiras, e familiares, e como o ensino superior foi referência de apoio para os enfrentamentos na vida.

Biografia do Autor

Camila Santos Seimaru, Universidade de Sorocaba

Mestre em Educação pela Uniso; Graduada em Letras, e em Comunicação Social - Jornalismo. Especialização em Psicopedagogia.

Eliete Jussara Nogueira, Universidade de Sorocaba

Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas-Unicamp. Graduada em Psicologia. Professora titular do programa de Pós-Graduação em educação da Universidade de Sorocaba-Uniso.

Referências

ALMEIDA, Jane Soares de. Mulher e educação: a paixão pelo possível. São Paulo: Editora UNESP, 1998. (Prismas)

ARENDT, Hannah. A condição humana. Tradução de Roberto Raposo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1991.

ATLAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO NO BRASIL. 2013. Disponível em: https://www.undp.org/content/dam/brazil/docs/IDH/Atlas%20dos%20Municipios/undp-br-idhm-do-brasil-2016.pdf. Acesso em: 6 jul. 2016.

BAUMAN, Zigmunt. Vida líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo 2: a experiência vivida. Tradução de S. Milliet. 2. ed. São Paulo: Divisão Europeia do Livro, 1967.

BENJAMIN, Walter. O narrador - considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1985.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Editora 34, 1997. v. 4.

DRUMMOND DE ANDRADE, Carlos. Contos de aprendiz. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

FOUCAULT, Michel. A verdade e as formas jurídicas. Rio de Janeiro: Nau, 2003.

GALLO, Silvio. Deleuze & a educação. 3. ed. São Paulo: Autêntica, 2013.

GOERGEN, Pedro. Pós-modernidade, ética e educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.

IZQUIERDO, María Jesús. Uso y abuso del concepto de género. In: VILANOVA, Mercedes (Comp.). Pensar las diferencias. Barcelona: Universitat de Barcelona, 1994. p. 31-53.

LAHIRE, Bernard. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: Ática, 1997

LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Rooco, 2007.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

MARCONDES, Danilo; JAPIASSÚ, Hilton. Dicionário básico de filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.

RAGO, Margareth. A aventura de contar-se – feminismos, escrita de si e invenções da subjetividade. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2013.

Downloads

Publicado

2019-10-01

Como Citar

Seimaru, C. S., & Nogueira, E. J. (2019). O ensino superior na vida de mulheres do Vale do Ribeira, SP: narrativas de egressas do curso de Pedagogia. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 24(51), 269–289. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i51.1207

Edição

Seção

Artigos