O ensino superior na vida de mulheres do Vale do Ribeira, SP: narrativas de egressas do curso de Pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i51.1207Palavras-chave:
educação, cotidiano escolar, Pedagogia, narrativas de mulheres.Resumo
Narrar vidas singulares é uma forma de sensibilizar e dar visibilidade a identidades, que por vezes não são percebidas, ou valorizadas. Este estudo teve como objetivo apresentar histórias de mulheres que cursaram Pedagogia, em uma faculdade privada do Vale do Ribeira, SP. Justifica-se a pesquisa, na medida em que foi verificado não haver muitos estudos referentes ao alunado desse curso, especificamente dessa região do estado de São Paulo, e, principalmente com mulheres, com o objetivo primordial de constatar o impacto da graduação em suas vidas. Para obtenção de dados foi utilizada entrevista semiestruturada com base na história oral e realizada com alunas egressas de Pedagogia do último ano da matriz curricular 2012/2016. Ao investigar as histórias, foi possível relacionar o cotidiano escolar, mais amplo, a importância para as egressas entrevistadas adquirirem conhecimento em nível superior e as mudanças de entendimento da vida cotidiana. Esse artigo apresenta fragmentos de narrativas de três mulheres, e uma análise com as possíveis contribuições pessoais e profissionais em suas histórias de vida. Os resultados apresentam relatos de superação frente às dificuldades em estudar, questões pessoais, financeiras, e familiares, e como o ensino superior foi referência de apoio para os enfrentamentos na vida.
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