Educação infantil e currículo: Uma Análise da proposta da rede municipal de Curitiba/PR
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i49.1136Palavras-chave:
Educação Infantil, Documentos Oficiais, Currículo e Avaliação.Resumo
O presente artigo apresenta uma reflexão acerca do documento “Educação Infantil: Caderno I – princípios e fundamentos” da Rede Municipal de Ensino de Curitiba (RMEC), que norteia o currículo da Educação Infantil no município. A pesquisa buscou verificar a relação entre o documento da RMEC com a versão final da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil (DCNEI) no que diz respeito ao currículo e ao processo de avaliação, bem como analisar como são sugeridas essas práticas na RMEC. O suporte da análise crítica do discurso de Fairclough (2001. 2012) e “Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodológicos para análise de documentos” de Shiroma, Campos e Garcia (2005) subsidiaram esta pesquisa documental, possibilitando inferir que o documento que contempla a proposta de Educação Infantil para a Rede Municipal de Ensino de Curitiba assegura as especificidades para essa modalidade de ensino. A construção do documento que norteia a RMEC foi coletiva, expondo a concepção de currículo e avaliação na Educação Infantil defendida, além de propor a organização e estruturação para que se efetive um trabalho nas escolas e centro de educação infantil desse município.Referências
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