Formação, saberes e práticas avaliativas: um estado da questão

Autores

  • Alessandra de Oliveira Maciel Universidade Estadual do Ceará, Campus Fortaleza
  • Antonio Germano Magalhães Junior Universidade Estadual do Ceará, Campus Fortaleza
  • Sarah Bezerra Universidade Estadual do Ceará, Campus Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i48.1111

Palavras-chave:

formação docente, licenciatura em matemática, avaliação.

Resumo

Este artigo tem por finalidade estabelecer um quadro de estudos relacionados à temática acerca da tríade formação, saberes e práticas avaliativas no curso de licenciatura em Matemática. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, por meio do levantamento bibliográfico, realizado em diferentes instrumentos de busca, denominado Estado da Questão. Para coleta de dados, utilizamos a análise bibliográfica dos trabalhos científicos extraídos do Portal de Periódicos da Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). O referencial teórico básico ancorou-se nos estudos de Tardif (2014), Gauthier et al (1998), Nóbrega-Therrien; Therrien (2011), dentre outros. Como resultado, a pesquisa apontou para o distanciamento das discussões sobre avaliação da aprendizagem nas licenciaturas em matemática e acerca da necessidade, segundo os docentes pesquisados, de uma formação no âmbito das universidades a respeito da avaliação que favorecessem suas práticas no sentido de ultrapassar os aspectos técnicos e aproximarem-se de uma avalição na perspectiva formativa.

Biografia do Autor

Alessandra de Oliveira Maciel, Universidade Estadual do Ceará, Campus Fortaleza

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará; e; Professora e Técnica em Educação na Secretaria Municipal daEducação de Fortaleza, com lotação na Células de Avaliação da Aprendizagem.

Antonio Germano Magalhães Junior, Universidade Estadual do Ceará, Campus Fortaleza

 Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1991), graduação em História pela Universidade Estadual do Ceará (1994), especialização em pesquisa educacional pela Universidade Federal do Ceará (1992) e educação a distância pela Universidade de Brasília (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1998), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2003) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009). Atualmente é professor da Universidade Estadual do Ceará. Ministra aulas na graduação, especialização, Mestrado e Doutorado Acadêmico em Educação, Mestrado Profissional em Ensino de Saúde, Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Doutorado Acadêmico em Políticas Públicas, pesquisando na área de história da cultura e educação brasileira, avaliação e tecnologias na educação. Exerce a função de avaliador ad hoc do MEC/INEP e Conselho de Educação do Estado do Ceará. Participa de grupos de pesquisa sobre a temática história da educação brasileira, avaliação e educação a distância.

Sarah Bezerra, Universidade Estadual do Ceará, Campus Fortaleza

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2008) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (2012). Cursou MBA em gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2014) e cursa o Doutorado em Educação na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, prática docente, atuando principalmente nos seguintes temas:pesquisa, fonte histórica, formação docente e elaboração de currículo. Como também na área de Gerenciamento de Projetos. Atualmente, é professora da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Ministra aulas na graduação, no curso de Pedagogia.

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Publicado

2018-05-23

Como Citar

Maciel, A. de O., Junior, A. G. M., & Bezerra, S. (2018). Formação, saberes e práticas avaliativas: um estado da questão. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 23(48), 91–109. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i48.1111

Edição

Seção

Artigos