A comunicação estabelecida na aula de Matemática durante a implementação de um cenário para investigação
DOI:
https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i62.1701Palavras-chave:
Comunicação em sala de aula, Ensino da Matemática, Cenários para investigaçãoResumo
Em sala de aula, os cenários para investigação centrados em situações financeiras reais têm o potencial para preparar o aluno para tomar decisões relacionadas com o seu futuro e para estabelecer novas formas de comunicação entre o professor e os alunos. Nesse quadro, o artigo socializa resultados de uma pesquisa cujo objetivo era compreender as ações comunicativas de uma professora em suas aulas de Matemática, ao convidar seus alunos a participarem de um cenário para investigação com foco na Educação Financeira. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e investigou a prática da professora-pesquisadora em sua sala de aula. Os dados coletados foram produções escritas dos alunos, gravações em áudio e vídeo do desenvolvimento do cenário e diário de campo da professora. A análise priorizou a identificação de diálogos nos quais a professora-pesquisadora e os alunos negociaram conceitos e procedimentos matemáticos. Tais episódios foram analisados identificando a presença de atos comunicativos que sugerem o estabelecimento de uma cooperação investigativa dentro da sala de aula. Os resultados revelam transformações na comunicação durante o cenário para investigação, colocando em destaque os desafios enfrentados pela professora e a importância de dar voz aos alunos para possibilitar a negociação de significados matemáticos e conectá-los com a vida para além dos muros da sala de aula.
Referências
ALRØ, Helle; SKOVSMOSE, Ole. Diálogo e aprendizagem em educação matemática. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. 160 p.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Fundamentos da investigação qualitativa em Educação. In: BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em Educação: uma Introdução à Teoria e aos Métodos. Porto: Porto Editora, 1991. p. 15-80.
FERRUZZI, Elaine Cristina; ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de. Diálogos em modelagem matemática, Ciência & Educação, Bauru, v. 21, n. 2, p. 377-94, abr./jun. 2015. Doi: https://doi.org/10.1590/1516-731320150020008
FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. [Coleção formação de professores]. Campinas: Autores Associados, 2009.
GUERREIRO, António; FERREIRA, Rosa Antónia Tomás; MENEZES, Luíz; MARTINHO, Maria Helena. Comunicação na sala de aula: a perspectiva do ensino exploratório da matemática. Zetetiké, Campinas, v. 23, n. 44, p. 279-95, jul./dez. 2015. Doi: https://doi.org/10.20396/zet.v23i44.8646539.
MARTINHO, Maria Helena. Comunicação nas aulas de matemática: perspectivas de uma professora. Revista Educação Matemática em Foco, Campina Grande, v. 2, n. 1, p. 87-116, jan./jun. 2013.
MILANI, Raquel. Diálogo em Educação Matemática e suas Múltiplas Interpretações. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 34, n. 68, p. 1036-55, 2020.
PLANAS, Núria; IRANZO, Núria. Consideraciones metodológicas para la interpretación de procesos de interacción en el aula de matemáticas. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, Cidade do México, v. 12, n. 2, p. 179-213, jul. 2009.
PONTE, João Pedro da et al. A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 20, n. 2, p. 39-74, jun. 2007.
PONTE, João Pedro da; PEREIRA, Joana Mata, QUARESMA, Marisa. Ações do professor na condução de discussões matemáticas. In: PONTE, João Pedro da. Investigações matemáticas e investigações na prática profissional. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018. p. 143-91.
REBELLO, Ana Paula; HARRES, João Batista Siqueira; ROCHA FILHO, João Bernardes da. Educação financeira: uma proposta pedagógica para alunos do Ensino Médio Politécnico. Holos, Mossoró, v. 6, ano 31, p. 308-14, nov. 2015. Doi: https://doi.org/10.15628/holos.2015.3645
SALGADO, Maria Aparecida de Jesus. A comunicação em um cenário para investigação: desafios e aprendizagens docentes. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, 2021.
SALGADO, Maria Aparecida de Jesus; LOSANO, Ana Leticia. Comunicação na aula de matemática: revisão da literatura na perspectiva do professor pesquisador, Zetetike: Revista de Educação Matemática, Campinas, v. 30, 2022. Doi: 10.20396/zet.v30i00.8667863
SERRAZINA, Maria de Lurdes; RIBEIRO, Deolinda. As interações na atividade de resolução de problemas e o desenvolvimento da capacidade de comunicar no ensino básico. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 26, n. 44, p. 1367-393, dez. 2012. Doi: https://doi.org/10.1590/S0103-636X2012000400012
SKOVSMOSE, Ole. Um convite à educação matemática crítica. Campinas: Papirus, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Maria Aparecida de Jesus Salgado, Ana Leticia Losano

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.