Escola inclusiva – um olhar a partir da situação profissional dos docentes em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i44.1043Palavras-chave:
inclusão, professorado, mudança.Resumo
Neste artigo, discute-se o conceito de Escola Inclusiva enquanto escola promotora de direitos humanos. Nesta abordagem em que se transmite um olhar a partir da situação profissional dos docentes em Portugal, apresentam-se os resultados parciais de um processo de pesquisa, em que se optou por uma estratégia de investigação qualitativa, descritiva e interpretativa que nos reportam para os aspetos relacionais e cooperativos no trabalho docente, para as condições de desenvolvimento profissional e para as alterações sentidas nas suas condições de trabalho, decorrentes das alterações políticas e sociais que determinaram mudanças significativas no contexto educativo. As principais conclusões sugerem que os docentes passaram a ter um importante incremento no seu trabalho que se caracteriza pela burocratização e fragmentação deste, cada vez mais orientado para a uma lógica na qual a pressão se faz sentir pela performatividade competitiva, potenciando assim a orientação da sua atividade para a sobrevalorização dos resultados escolares.
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