Escola inclusiva – um olhar a partir da situação profissional dos docentes em Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i44.1043

Palavras-chave:

inclusão, professorado, mudança.

Resumo

Neste artigo, discute-se o conceito de Escola Inclusiva enquanto escola promotora de direitos humanos. Nesta abordagem em que se transmite um olhar a partir da situação profissional dos docentes em Portugal, apresentam-se os resultados parciais de um processo de pesquisa, em que se optou por uma estratégia de investigação qualitativa, descritiva e interpretativa que nos reportam para os aspetos relacionais e cooperativos no trabalho docente, para as condições de desenvolvimento profissional e para as alterações sentidas nas suas condições de trabalho, decorrentes das alterações políticas e sociais que determinaram mudanças significativas no contexto educativo. As principais conclusões sugerem que os docentes passaram a ter um importante incremento no seu trabalho que se caracteriza pela burocratização e fragmentação deste, cada vez mais orientado para a uma lógica na qual a pressão se faz sentir pela performatividade competitiva, potenciando assim a orientação da sua atividade para a sobrevalorização dos resultados escolares.

Biografia do Autor

Marco Corriente Rosa

Doutorado em Educação pela Universidade de Huelva (Espanha)

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Publicado

2017-04-26

Como Citar

Rosa, M. C. (2017). Escola inclusiva – um olhar a partir da situação profissional dos docentes em Portugal. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 22(44), 3–19. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i44.1043

Edição

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Artigos