Formação e percepções de professores acerca do multiculturalismo: inclusão de estudantes oriundos do Paraguai

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i60.1636

Palavras-chave:

educação intercultural, formação, práticas pedagógicas

Resumo

Este estudo aborda a diversidade cultural existente no Brasil, fazendo um recorte na fronteira entre Ponta Porã (Brasil) e Pedro Juan Caballero (Paraguai), na perspectiva educacional. No contexto em questão, existe a presença de três idiomas principais: a Língua Portuguesa, o Guarani e o Espanhol. A problemática abrange questionamentos sobre a educação, como, por exemplo, de que forma ela é desenvolvida devido à variação linguística e à presença de estudantes paraguaios em escolas brasileiras. Assim, este artigo tem o objetivo de descrever acerca da formação e das percepções de professores quanto ao multiculturalismo e suas implicações junto às práticas pedagógicas para inclusão dos estudantes oriundos do Paraguai, em escolas brasileiras. A metodologia de pesquisa adotada foi a qualitativa e houve a participação de oito educadores de duas escolas públicas, sendo uma pertencente à rede estadual e a outra à rede municipal de ensino. As informações para este estudo foram obtidas mediante questionário e entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontaram que as formações continuadas centraram-se na área de educação especial inclusiva, sendo esta a mais citada pelos entrevistados. Constatou-se também que há educadores com conhecimento sobre o multiculturalismo e que a maior parcela deles reconhece que é preciso trabalhar essa temática na escola, em todas as instâncias. Eles demonstraram interesse numa formação continuada que contemple o multiculturalismo.

Biografia do Autor

Jociane de Oliveira Nunes Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Mestra em Educação e licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 

Maria Luzia da Silva Santana, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Doutora e mestra em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Professora na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

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Publicado

2022-08-10

Como Citar

Gonçalves, J. de O. N., & Santana, M. L. da S. (2022). Formação e percepções de professores acerca do multiculturalismo: inclusão de estudantes oriundos do Paraguai. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 27(60), 105–124. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i60.1636