Formação dos professores do curso de Medicina: um estado da questão (EQ)
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v30i69.1966Palavras-chave:
estado da questão, formação docente, curso de medicinaResumo
Este estudo teve como objetivo compreender os aspectos da docência universitária e a constituição da formação, dos saberes docentes e das práticas de ensino dos professores do curso de Medicina a partir dos achados das pesquisas de dissertações e teses. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa do tipo estado da questão, baseada em Nóbrega-Therrien e Therrien (2004), com coleta de dados no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A partir da busca e análise dos resultados da investigação, percebe-se que nas pesquisas discute-se sobre formação pedagógica, competências docentes, capacitação profissional, currículo integrado, aprendizagem baseada em problemas, entre outros, mas não se problematiza de maneira reflexiva sobre o “constituir-se professor”. Desse modo, faz-se necessário ampliar as pesquisas sobre a docência universitária dos professores do curso de Medicina, problematizando a constituição da formação, dos saberes e das práticas de ensino e analisando as categorias de modo indissociável.
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