Formação dos professores do curso de Medicina: um estado da questão (EQ)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v30i69.1966

Palavras-chave:

estado da questão, formação docente, curso de medicina

Resumo

Este estudo teve como objetivo compreender os aspectos da docência universitária e a constituição da formação, dos saberes docentes e das práticas de ensino dos professores do curso de Medicina a partir dos achados das pesquisas de dissertações e teses. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa do tipo estado da questão, baseada em Nóbrega-Therrien e Therrien (2004), com coleta de dados no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A partir da busca e análise dos resultados da investigação, percebe-se que nas pesquisas discute-se sobre formação pedagógica, competências docentes, capacitação profissional, currículo integrado, aprendizagem baseada em problemas, entre outros, mas não se problematiza de maneira reflexiva sobre o “constituir-se professor”. Desse modo, faz-se necessário ampliar as pesquisas sobre a docência universitária dos professores do curso de Medicina, problematizando a constituição da formação, dos saberes e das práticas de ensino e analisando as categorias de modo indissociável.

Biografia do Autor

Mayara Alves Loiola Pacheco, Secretaria Municipal de Educação, Fortaleza

Doutora e mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/Uece). Especialista em Educação a Distância pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Graduada em Letras Português pala Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Pedagogia (Uece). Professora da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Rachel Rachelley Matos Monteiro, Secretaria Municipal de Educação, Fortaleza

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/Uece). Professora efetiva do município de Fortaleza, Secretaria Municipal de Educação. Professora do curso de Pedagogia da Faculdade Ari de Sá (FAS).

Antonio Germano Magalhães Junior, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), em Natal. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza. Professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Fortaleza.

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Publicado

2025-10-13

Como Citar

Pacheco, M. A. L., Monteiro, R. R. M., & Magalhães Junior, A. G. (2025). Formação dos professores do curso de Medicina: um estado da questão (EQ). Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 30(69). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v30i69.1966