Programa de Formação Continuada de professores universitários–PFC/UFV

Autores/as

  • Renata de Almeida Vieira Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais.

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i46.895

Palabras clave:

Programa de Formação Continuada, Pedagogia Universitária, Educação Superior.

Resumen

Em um contexto de rápidas transformações no campo da educação superior, novos desafios são apresentados ao ensino universitário. Em atenção a tais desafios, pesquisas e ações voltadas para o desenvolvimento profissional docente tornam-se crescentes. Nesta oportunidade, apresenta-se o Programa de Formação Continuada (PFC) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Trata-se de um estudo documental que é recorte de uma pesquisa mais ampla acerca de políticas voltadas para o desenvolvimento do profissional da docência instituídas por universidades federais mineiras. Dentre outras constatações, destaca-se no estudo que a institucionalização do PFC constitui-se um passo importante em direção à valorização do ensino na UFV, bem como concorre para o fortalecimento de competências pedagógicas, que historicamente têm sido deixadas em segundo plano no contexto da educação superior. O estudo conclui que a UFV está sintonizada com as novas responsabilidades que emergem atualmente para o ensino universitário, ao oferecer programa de formação pedagógica continuada aos seus docentes.

Biografía del autor/a

Renata de Almeida Vieira, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais.

Pós-Doutoranda do Programa de Pós-Graduação emEducaçao da Universidade Federal de Juiz de Fora.

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Publicado

2017-11-06

Cómo citar

Vieira, R. de A. (2017). Programa de Formação Continuada de professores universitários–PFC/UFV. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 22(46), 37–49. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i46.895

Número

Sección

Artigos