Análise da concepção política do Currículo São Paulo Faz Escola

Autores/as

  • José Antônio Leandro Filho Secretaria Estadual de Educação de São Paulo/Vice-Diretor de Escola http://orcid.org/0000-0001-6934-5363
  • Marcos Vinicius Francisco Universidade Estadual de Maringá (UEM) -Ivaiporã/Docente do Curso de Educação Física; Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)/Coordenador e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação http://orcid.org/0000-0002-5410-2374
  • Erika Porceli Alaniz Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) - Campo Grande/Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado Profissional em Educação http://orcid.org/0000-0002-8855-4045

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v25i53.1228

Palabras clave:

Currículo, Política Educacional, São Paulo Faz Escola.

Resumen

Assume-se a premissa de que todo currículo escolar esboça a ideologia de um governo e de seus agentes. Nesta investigação, analisou-se a concepção política presente no currículo do Estado de São Paulo, intitulado São Paulo Faz Escola. Esta é uma pesquisa crítico-interpretativa e adotou-se como procedimento metodológico a análise documental. Assumiu-se como referencial teórico e epistemológico o Método do Materialismo Histórico Dialético. Os resultados apontam que a política educacional praticada no referido estado confere ênfase ao discurso de competências e habilidades, em consonância com os cânones do neoliberalismo. Tais preceitos advêm das influências dos órgãos regulatórios internacionais que se encontram a serviço do capital e que privilegiam a educação voltada para a adaptação ao mercado de trabalho e a manutenção das relações sociais. Constatou-se, ainda, que o currículo é pragmático, sendo oferecida uma versão pronta e acabada para professores e estudantes, aspectos esses que esvaziam o sentido e significado da práxis-pedagógica, numa perspectiva transformadora.

Biografía del autor/a

José Antônio Leandro Filho, Secretaria Estadual de Educação de São Paulo/Vice-Diretor de Escola

Mestre em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Vice-diretor de unidade escolar da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (SEESP).  

Marcos Vinicius Francisco, Universidade Estadual de Maringá (UEM) -Ivaiporã/Docente do Curso de Educação Física; Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)/Coordenador e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Presidente Prudente, SP. Docente do Curso de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá, Campus Regional do Vale do Ivaí (UEM/CRV) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM); Coordenador e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE).

Erika Porceli Alaniz, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) - Campo Grande/Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado Profissional em Educação

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu − Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Campo Grande

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Publicado

2020-04-01

Cómo citar

Leandro Filho, J. A., Francisco, M. V., & Alaniz, E. P. (2020). Análise da concepção política do Currículo São Paulo Faz Escola. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 25(53), 275–296. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v25i53.1228

Número

Sección

Artigos