A leitura de poesias medievais adaptadas ao processo de alfabetização. Contribuições da História da Educação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i50.1216

Palabras clave:

História da Educação Medieval, poesia medieval, formação docente.

Resumen

Neste artigo, exploramos o estudo de poesias ou cantigas medievais e, a partir disso, apresentamos uma possibilidade de adaptação desse gênero literário para que elas sejam conhecidas pela criança em fase escolar. Consideramos que o conhecimento da poesia na formação do professor é crucial para a sua atuação. Apresentamos três poesias medievais portuguesas, adaptadas de forma lúdica e com temas do cotidiano infantil. Acreditamos que a adaptação possibilita uma iniciação da criança à literatura medieval. Como se trata de um gênero literário que envolve rimas, falas curtas que remetem a historietas e situações diversas, a nosso ver, constituirá um estímulo às crianças em relação à leitura. Assim, por meio de nossa formação e do conceito de educação, propomos um diálogo sobre a necessidade e a importância da literatura na formação da criança e do docente.

Biografía del autor/a

Terezinha Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Professora Titular da Universidade Estadual de Maringá, junto ao Departamento de Fundamentos da Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutora em História pela Unesp - Assis. Pos-doutora em História e Filosofia da Educação - FEUSP.

Mariana Vieira Sarache, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Estadual de Maringá.

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Estadual de Maringá. Mestre e graduada em Pedagogia pela mesma Instituição.

Citas

Fontes

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Estudos

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Publicado

2019-04-10

Cómo citar

Oliveira, T., & Sarache, M. V. (2019). A leitura de poesias medievais adaptadas ao processo de alfabetização. Contribuições da História da Educação. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 24(50), 141–156. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i50.1216

Número

Sección

Artigos