Njila ku kibuku : educação afrocêntrica e construção de novos modos de educar na escola pública
DOI:
https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i66.1878Palavras-chave:
educação afrocêntrica, currículo, educação básicaResumo
Este artigo tem como proposta refletir sobre a docência e as experiências afrocêntricas na educação básica, particularmente na escola pública. Nosso objetivo incide em discutir a potencialidade do paradigma da afrocentricidade e dos princípios da educação afrocêntrica para a produção de outras políticas de conhecimento, outras perspectivas curriculares e outros modos de educar em relação às questões étnico-raciais na escola pública. O trabalho centra-se em uma metodologia qualitativa, tomando movimentos bibliográficos sobre o campo de estudo da Afrocentricidade e sobre as memórias pedagógicas afrocêntricas acerca de práticas vivenciadas na rede municipal de Salvador como dispositivo de investigação e espaço de produção de sentidos. Os alinhaves sugerem que as políticas de conhecimento produzidas desde a educação afrocêntrica contribuem para a vivência de modos de educar que rompem com a centralidade eurocêntrica e com a centralidade do racismo no currículo e promovem processos de aprendizagem centrados na própria cultura, história, produção intelectual e agência, fomentando o protagonismo discente e docente e estimulando aspirações educacionais, comunitárias, espirituais e engajamento cognitivo, que auxiliam sujeitos aprendentes e ensinantes a encontrarem o melhor de si.
Referências
ASANTE, M. K. Afrocentricidade: A teoria da Mudança Social. Tradução: Ana Ferreira & Ama Mizani. Philadelphia: Afrocentricity International, 2014.
ASANTE, M. K. Afrocentricidade: notas sobre uma posição disciplinar. In:
NASCIMENTO, E. L. (Org.). Afrocentricidade: uma abordagem epistemológica
inovadora. São Paulo: Selo Negro, 2009, p. 121-145.
BENEDICTO, R. M. Desafios para uma educação quilombista no Brasil. Curitiba: Appris, 2022.
CAVALLEIRO, E. S. O processo de socialização na educação infantil: a construção do silêncio e da submissão. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, São Paulo, v. 9, n. 2, 1999. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/jhgd/article/view/39447. Acesso em: 6 dez. 2023.
DOVE, N. The afrocentric school [a blueprint]. New York: Universal Write Publications LLC, 2021.
FERREIRA, T. S. Njila ya kudilonga: leitura, literatura preta e práticas pedagógicas afrocêntricas nos anos iniciais do ensino fundamental. In: SANTIAGO, Jocevaldo (Org). Práticas de leitura com literatura negra. Salvador: Segundo Selo, 2023a. p.81-99.
FERREIRA, T. S. Njila ya kudilonga: experiências formativas e os caminhos para construção de práticas pedagógicas afrocêntricas. BARZANO, M. A. L.; SAMPAIO, M. C. J. (Org). Diálogos para uma educação antirracista. Feira de Santana: UEFS Editora, 2023b. p.49-68.
FERREIRA, Taisa de Sousa. Afrocentricidade e pedagogias de (re) existências: narrativas de experiências pedagógicas na Educação Básica. In: COPENE, 11., 2022, Recife. Anais [...]. Recife: UFPE, 2022. Disponível em: https://www.copene2022.abpn.org.br/arquivo/downloadpublic?q=YToyOntzOjY6InBhcmFtcyI7czozNToiYToxOntzOjEwOiJJRF9BUlFVSVZPIjtzOjQ6IjYyMzciO30iO3M6MToiaCI7czozMjoiZTRjYTY3ODlhZDY5NGEzNWM3MmE0NGU3MDVlYzg5ZjEiO30%3D Acesso em: 01 NOV. 2023.
FERREIRA, T. S.; RIOS, J. A. V. P. Currículo e afrocentricidade: movimentos de cuidado para construção de novos modos de educar. In: COLÓQUIO LUSO-AFRO-BRASILEIRO DE QUESTÕES CURRICULARES, 5.; FORMACCE, 6., 2021, Salvador. Anais [...]. Salvador: FACED-UFBA, 2021.
MADHUBUTI, H.; MADHUBUTI, S. Educação Afrocentrada: Seu valor, importância e necessidade no desenvolvimento de crianças negras. Journal of Education, Boston, v. 172, n. 2, 1990.
OLIVEIRA, F.; ABRAMOWICZ, A. Infância, raça e “paparicação”. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 2, p. 209-26, ago. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/vg5K7QqcXTm9ZRfsW9WVgvj/?lang=pt. Acesso em: 1 nov. 2023.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Apresentação. In: BENEDICTO, R. M. Desafios para uma educação quilombista no Brasil. Curitiba: Appris, 2022. p.13-16.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Taisa De Sousa Ferreira, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.