Njila ku kibuku : educação afrocêntrica e construção de novos modos de educar na escola pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i66.1878

Palavras-chave:

educação afrocêntrica, currículo, educação básica

Resumo

Este artigo tem como proposta refletir sobre a docência e as experiências afrocêntricas na educação básica, particularmente na escola pública. Nosso objetivo incide em discutir a potencialidade do paradigma da afrocentricidade e dos princípios da educação afrocêntrica para a produção de outras políticas de conhecimento, outras perspectivas curriculares e outros modos de educar em relação às questões étnico-raciais na escola pública. O trabalho centra-se em uma metodologia qualitativa, tomando movimentos bibliográficos sobre o campo de estudo da Afrocentricidade e sobre as memórias pedagógicas afrocêntricas acerca de práticas vivenciadas na rede municipal de Salvador como dispositivo de investigação e espaço de produção de sentidos. Os alinhaves sugerem que as políticas de conhecimento produzidas desde a educação afrocêntrica contribuem para a vivência de modos de educar que rompem com a centralidade eurocêntrica e com a centralidade do racismo no currículo e promovem processos de aprendizagem centrados na própria cultura, história, produção intelectual e agência, fomentando o protagonismo discente e docente e estimulando aspirações educacionais, comunitárias, espirituais e engajamento cognitivo, que auxiliam sujeitos aprendentes e ensinantes a encontrarem o melhor de si.

Biografia do Autor

Taisa De Sousa Ferreira, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador, Bahia, Brasil.

Doutorado sanduíche – Universidad de Buenos Aires. Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Especialista em Educação a Distância pela UNEB. Especialista em Gênero e Sexualidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pelas Faculdades Integradas Olga Mettig. Licenciada em Pedagogia pela UEFS. Professora da Rede Municipal de Salvador.

Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios , Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador, Bahia, Brasil.

Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de Buenos Aires. Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestrado em Educação pela Universidade do Quebec. Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora titular plena da UNEB. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduc) da UNEB.

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Publicado

2024-09-03

Como Citar

Ferreira, T. D. S. ., & Rios , J. A. V. P. . (2024). Njila ku kibuku : educação afrocêntrica e construção de novos modos de educar na escola pública. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 29(66), 25–48. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i66.1878